Olhar Conceito

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Música

neste final de semana

Concerto da OEMT apresenta composição inédita de Guapo e tem participação de 'Alma de Gato'

Foto: Reprodução / Ilustração

Guapo

Guapo

A cultura mato-grossense será apresentada na próxima sexta-feira, sábado e domingo no Cine Teatro de Cuiabá, sempre às 20h. Com um concerto da Orquestra do Estado de Mato Grosso (OEMT), será apresentado ao público o espetáculo ‘Sinfonia Nativa Rio Paraguai’, obra inédita de Milton Pereira de Pinho, conhecido como Guapo.

Leia mais:
Poconeana convidada para Orquestra faz vaquinha para conseguir comprar uma flauta profissional

Guapo nasceu em Cáceres e, com suas lembranças sobre o tempo de criança, quando via sua mãe lavar roupas no rio e os barcos chegando ao porto, compôs suas canções.

Outras duas músicas do cacerense serão apresentadas no espetáculo: uma em homenagem a Rondon e um rasqueado contemporâneo, com sonoridade mais ousada. De acordo com a assessoria, todas as composições usam viola de cocho, violão, bateria, instrumentos de corta e percussão regionais (como cocho e ganzá).

Além do compositor, fará parte do concerto também o grupo Alma de Gato, com a peça “A Festa da Santidade”. "Essa peça foi uma encomenda que a Orquestra fez em 2014 para o Danilo Guanais, um compositor brasileiro em plena atuação. Ele escreveu uma música utilizando os instrumentos regionais e seguindo a liturgia do cururu, uma manifestação masculina. Daí o coro do Alma de Gato", explica Leandro Carvalho, regente da Orquestra.

O grupo também apresenta um medley, no final da apresentação, que vai de Roberto Carlos a Lady Gaga. Antes disso, a OEMT apresenta uma música inédita de Zulmira Canavarros, com arranjo exclusivo.

Serviço

Sinfonia Nativa Rio Paraguai - Orquestra do Estado de Mato Grosso
Onde: Cine Teatro Cuiabá
Quando: 19, 20 e 21 de agosto, às 20h.
Ingressos: 2kg de alimentos
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet