Olhar Conceito

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Turismo

veja vídeo

Considerada extinta, ararinha-azul é vista na natureza depois de 14 anos

Considerada extinta, ararinha-azul é vista na natureza depois de 14 anos
As ararinhas-azuis são um símbolo da luta contra a extinção de animais, tema que ganhou muita força desde o fim dos anos 1990. Quinze anos atrás o último indivíduo da espécie que vivia na natureza desapareceu, mas na última semana o aparecimento de uma delas surpreendeu os moradores de Curaçá, na Bahia.

A cidade é o habitat natural da ararinha, e os moradores vêm sendo preparados para um projeto que busca reinserir na natureza alguns dos 100 exemplares de ararinhas mantidos em cativeiro. O agricultor Nauto Oliveira foi o primeiro a ver e reconhecer a ave, e no dia seguinte sua mulher, Lourdes, e sua filha, Damillys, conseguiram registrá-la em vídeo.

Pedro Develey, diretor da SAVE Brasil, a Sociedade para a Conservação das Aves do Brasil, foi avisado e logo se encaminhou para o local, mas não conseguiu encontrar a ararinha. Segundo ele, o vídeo não deixa dúvidas de que é mesmo uma ararinha-azul que foi avistada, por causa de seu canto característico.

Pedro considera praticamente impossível que a ave tenha vivido solta e despercebida nesses últimos anos. O mais provável é que ela fosse mantida em cativeiro e que seu dono tenha a soltado – a teoria faz sentido, até porque o Ibama fez uma grande ação de combate ao tráfico de animais na região há pouco tempo.

Nunca ouviu o barulho feito pela ararinha-azul? Confira no vídeo gravado por Damillys.



Imagens: reprodução



Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet