Olhar Conceito

Quarta-feira, 24 de maio de 2017

Notícias / Artes visuais

Curso de História da Arte ministrado por Aline Figueiredo aborda da pré-história aos artistas de MT

Da Redação - Isabela Mercuri

07 Jun 2016 - 09:44

Foto: Reprodução / Da Assessoria

Curso de História da Arte ministrado por Aline Figueiredo aborda da pré-história aos artistas de MT
A partir da próxima segunda-feira (13), pessoas interessadas em arte poderão participar gratuitamente do curso de História da Arte da crítica Aline Figueiredo. Falando sobre diferentes períodos da produção artística da humanidade, da pré-história à atualidade, a crítica perpassa a arte mato-grossense e mundial.

Leia mais:
Exposição conta a história mato-grossense com obras de Moacyr de Freitas e Humberto Espíndola

As aulas acontecem de segunda a sábado no Auditório do Centro Cultural da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Os participantes com 75% de frequência receberão certificado de 20 horas. Para participar é preciso se inscrever pelo email cursomacp@gmail.com e com nome completo, idade e telefone para contato.

O projeto foi aprovado por um edital da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo de Cuiabá, e tem coordenação de Willian Gama, que é também o curador do curso. A produção executiva é da galerista Amanda Gama.

Segundo os dois responsáveis, o curso fala sobre importantes momentos da história da humanidade e o conteúdo é transmitido por Aline Figueiredo, que ministra cursos de História da Arte desde 1970.

“Com este trabalho executado em diversos locais e regiões do Brasil, Aline vem alcançando um grupo ‘incontável’, principalmente de jovens e pesquisadores, mantendo-os despertos para as suas necessidades culturais, educando e introduzindo novos expectadores para a arte e que o próprio curador e hoje coordenador do curso, bem como a produtora, são frutos desta animação”, destaca Willian.

Aline Figueiredo é crítica de arte membro da Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA), além de escritora premiada nacionalmente. Formada em direito, ela foi responsável pela elaboração e criação do Museu de Arte e de Cultura Popular, junto a Humberto Espíndola. Foi também quem implantou a Fundação Cultural de Mato
Grosso, e atua como assessora de artes plásticas, cria, e desenvolve o Ateliê Livre, o Salão Jovem Arte Mato-grossense e a Pinacoteca Estadual.

Confira o cronograma do curso:

Da Pré-História ao Gótico; O Renascimento e os desdobramentos do Classicismo; O século XIX: A Revolução permanente em busca de novos padrões: Revolução Industrial.

Noções sobre: O Romantismo, Realismo, a Fotografia, o Início da Pintura Moderna (Impressionismo e Reação ao impressionismo) e Arte Nouveau; A Arte Moderna e seus desdobramentos experimentais; Arte Contemporânea e seus desdobramentos experimentais na segunda metade do século XX; Panorama da Arte Contemporânea: Tendências verificadas nas grandes mostras internacionais, a exemplo das Bienais de São Paulo, Veneza e da Documenta de Kassel; Panorama da Arte Brasileira: Com noções históricas da arte brasileira, desde o século XVII; Panorama da Arte Mato-Grossense: Abrangendo noções sobre o aparecimento da arte mato-grossense na cena brasileira, a força da pintura cabocla, os principais artistas mato-grossenses ao longo de mais de quarenta anos de descentralização da arte brasileira.

Serviço

Curso de História da Arte com Aline Figueiredo
De 13 a 18 de junho, de segunda a sexta das 19 às 22 horas e sábado, das 8 às 12h
No Auditório do Centro Cultural da UFMT, localizado à rua Rua Edgar Vieira (rua 01), s/n; Bairro: Boa Esperança; Campus da UFMT - Cuiabá – MT
Inscrições via e-mail cursomacp@gmail.com
Outras informações 65 9631-0727

10 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Conceito. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Conceito poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Lucia Pestre
    18 Jun 2016 às 20:15

    Excelente o curso. Aline Figueiredo é uma mestra nas artes plásticas e nada enfadonha, muito o contrário, prende a atenção desde o primeiro minuto.

  • Lucia
    18 Jun 2016 às 20:10

    Muito bem ministrado. Períodos da arte muito bem abrangidos.

  • CURIMBATÁ
    08 Jun 2016 às 10:40

    CARO DOKU, SOU CUIABANO DE PÉ RATCHADO, COMEDO DE PETXE FRITO COM FARINHA E ARROZ SEM SÁ. PAU RODADO DEVE SER A CUMADRE DE VOSSA MADRINHA!!!!!

  • Marcos Lelis
    08 Jun 2016 às 09:34

    Ótimo curso e a Aline é perfeita! Vale muito a pena sociedade, vamos participar!!!

  • doko
    08 Jun 2016 às 07:48

    cara, vc pode dar o que desejar...é seu! Agora se ela é uma SUMIDADE como vc afirma, só falta sumir...ops! E quanto ao financiador/promotor/produtor...sinta lá dor onde vc desejar, tanto faz...o fato é que ainda é mais do mesmo não só o conteúdo, mas a forma e abrangência.

  • Doku
    07 Jun 2016 às 22:36

    E se tivesse cururu? teria algum problema pra vc, pau rodado?

  • CURIMBATÁ
    07 Jun 2016 às 16:48

    VAI TER CURURU?

  • Doku
    07 Jun 2016 às 12:04

    E aí, doko! c é bonzão, dá aula de história de arte e diversifica aê. respeita Aline Figueiredo, uma sumidade no assunto. e leia direito: O projeto foi aprovado por um edital da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo de Cuiabá, não é ação da UFMT

  • Doku
    07 Jun 2016 às 12:04

    E aí, doko! c é bonzão, dá aula de história de arte e diversifica aê. respeita Aline Figueiredo, uma sumidade no assunto. e leia direito: O projeto foi aprovado por um edital da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo de Cuiabá, não é ação da UFMT

  • doko
    07 Jun 2016 às 10:24

    kkkk....mais do mesmo!? essa universidade federal está precisando de revitalização, principalmente na esfera da cultura e das artes, pois com essa repetitividade nas ações, está demonstrando a distância da realidade presente no movimento sóciopolíticocultural do Estado de Mato Grosso.

Sitevip Internet