Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Artes visuais

inscreva-se!

Curso de História da Arte ministrado por Aline Figueiredo aborda da pré-história aos artistas de MT

Foto: Reprodução / Da Assessoria

Curso de História da Arte ministrado por Aline Figueiredo aborda da pré-história aos artistas de MT
A partir da próxima segunda-feira (13), pessoas interessadas em arte poderão participar gratuitamente do curso de História da Arte da crítica Aline Figueiredo. Falando sobre diferentes períodos da produção artística da humanidade, da pré-história à atualidade, a crítica perpassa a arte mato-grossense e mundial.

Leia mais:
Exposição conta a história mato-grossense com obras de Moacyr de Freitas e Humberto Espíndola

As aulas acontecem de segunda a sábado no Auditório do Centro Cultural da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Os participantes com 75% de frequência receberão certificado de 20 horas. Para participar é preciso se inscrever pelo email cursomacp@gmail.com e com nome completo, idade e telefone para contato.

O projeto foi aprovado por um edital da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo de Cuiabá, e tem coordenação de Willian Gama, que é também o curador do curso. A produção executiva é da galerista Amanda Gama.

Segundo os dois responsáveis, o curso fala sobre importantes momentos da história da humanidade e o conteúdo é transmitido por Aline Figueiredo, que ministra cursos de História da Arte desde 1970.

“Com este trabalho executado em diversos locais e regiões do Brasil, Aline vem alcançando um grupo ‘incontável’, principalmente de jovens e pesquisadores, mantendo-os despertos para as suas necessidades culturais, educando e introduzindo novos expectadores para a arte e que o próprio curador e hoje coordenador do curso, bem como a produtora, são frutos desta animação”, destaca Willian.

Aline Figueiredo é crítica de arte membro da Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA), além de escritora premiada nacionalmente. Formada em direito, ela foi responsável pela elaboração e criação do Museu de Arte e de Cultura Popular, junto a Humberto Espíndola. Foi também quem implantou a Fundação Cultural de Mato
Grosso, e atua como assessora de artes plásticas, cria, e desenvolve o Ateliê Livre, o Salão Jovem Arte Mato-grossense e a Pinacoteca Estadual.

Confira o cronograma do curso:

Da Pré-História ao Gótico; O Renascimento e os desdobramentos do Classicismo; O século XIX: A Revolução permanente em busca de novos padrões: Revolução Industrial.

Noções sobre: O Romantismo, Realismo, a Fotografia, o Início da Pintura Moderna (Impressionismo e Reação ao impressionismo) e Arte Nouveau; A Arte Moderna e seus desdobramentos experimentais; Arte Contemporânea e seus desdobramentos experimentais na segunda metade do século XX; Panorama da Arte Contemporânea: Tendências verificadas nas grandes mostras internacionais, a exemplo das Bienais de São Paulo, Veneza e da Documenta de Kassel; Panorama da Arte Brasileira: Com noções históricas da arte brasileira, desde o século XVII; Panorama da Arte Mato-Grossense: Abrangendo noções sobre o aparecimento da arte mato-grossense na cena brasileira, a força da pintura cabocla, os principais artistas mato-grossenses ao longo de mais de quarenta anos de descentralização da arte brasileira.

Serviço

Curso de História da Arte com Aline Figueiredo
De 13 a 18 de junho, de segunda a sexta das 19 às 22 horas e sábado, das 8 às 12h
No Auditório do Centro Cultural da UFMT, localizado à rua Rua Edgar Vieira (rua 01), s/n; Bairro: Boa Esperança; Campus da UFMT - Cuiabá – MT
Inscrições via e-mail cursomacp@gmail.com
Outras informações 65 9631-0727
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet