Olhar Conceito

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Saúde e Beleza

valorização da vida

Dependendo de doações, CVV pede ajuda e alerta para o aumento do número de suicídios

Foto: Reprodução

Dependendo de doações, CVV pede ajuda e alerta para o aumento do número de suicídios
O CVV precisa de ajuda. A organização, mantida somente com doações, passa por dificuldades para pagar as contas de energia e telefone e continuar recebendo ligações a ajudando aos que precisam de um ouvido amigo.

Leia mais:
CVV em Cuiabá faz campanha pela valorização da vida: basta ouvir!
CVV procura novos voluntários e curso começa neste domingo na sede

O ‘Centro de Valorização da Vida’ atende 24h por dia, sete dias por semana, com a ajuda de voluntários que doam seu tempo – alguns deles também ajudam no custos: “Mas é muito difícil, pois alguns dos voluntários não tem condições de ajudar com dinheiro”, explica Isaura Titon, coordenadora regional do CVV. Atualmente, as doações podem ser feitas com depósito na conta corrente da ‘Fraternidade de Apoio à Vida’, pessoa jurídica do CVV na região.

O trabalho do CVV é feito para a prevenção do suicídio, que assusta cada vez mais a população: “Ainda não temos dados oficiais dos órgãos públicos sobre número de suicídios, mas a impressão é de que o número aumentou, principalmente porque ele está mais presente na mídia”, informa Isaura. Ela pondera que este é um problema de saúde pública e deveria haver políticas públicas de prevenção.

“Não posso afirmar que não existe nenhuma política, mas nós do CVV nunca fomos procurados pelo governo ou entidades. O governo já declarou o suicídio como problema de saúde pública, mas não vi nada ser feito a respeito disso”, diz a coordenadora. A questão assusta, segundo Isaura, principalmente porque agora o problema está próximo: “Antes era algo distante, agora todo mundo conhece alguém que se suicidou, e isso é preocupante”.

Além de ser uma morte violenta, Isaura explica que o suicídio deixa sequelas: “Quem fica sofre muito... fica um sentimento de culpa”. A solução é falar sobre o assunto, tanto com o CVV como procurando ajuda profissional adequada. Sobre o assunto, está à venda o livro “Viver é a melhor opção”, de André Trigueiro, por R$28 (no CVV e nas livrarias).

Serviço

Doações ao CVV devem ser feitas pela conta corrente:
Banco do Brasil
Agência: 0046-9
Conta: 28437-8

*Se houver o desejo e for possível ser um doador fixo, entrar em contato com o CVV pelo telefone  (65) 3321-4111 para passar as informações para débito automático em conta. 

O posto do CVV Cuiabá fica na Rua Comandante Costa, 296, Centro. O telefone para contato é 141 ou (65) 3321-4111.


Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet