Olhar Conceito

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Política Cultural

mimoso

Depois de 13 anos do começo das obras, Memorial Rondon será entregue em fevereiro

Foto: Reprodução / Secom MT

Depois de 13 anos do começo das obras, Memorial Rondon será entregue em fevereiro
O memorial Rondon, casa dedicada a abrigar e divulgar parte do acervo catalogado pelo marechal Cândido Mariano da Silva Rondon, deve ser entregue já em fevereiro de 2016. A obra de reforma e revitalização do espaço, que fica no distrito de Mimoso (a 120km de Cuiabá), segue em ritmo acelerado.

Leia mais:
Campanha 'Natal para Todos' recolhe doações de alimentos para famílias carentes

O projeto prevê a construção do jazigo para receber os restos mortais do marechal, além de ala de contemplação, ala expositiva de artesanato e salas de aula, oficina, acervo e reserva técnica.

A reforma é feita pelo Programa de Desenvolvimento Sustentável do Turismo (Prodestur), um programa estratégico da cadeia produtiva do turismo voltado a investimentos em infraestrutura turística desenvolvido pela Sedec.

As obras no Memorial começaram em 2002, quando foi feita a Fundação e levantada a estrutura metálica. Ao longo dos anos, a obra sofreu diversas interrupções e não obteve nenhum avanço: “Tivemos que fazer um tratamento da ferragem com produto químico primeiro para depois realizarmos a pintura, porque estava toda enferrujada”, conta o secretário adjunto de Turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Luis Carlos Nigro.

Atualmente, os trabalhos estão concentrados na cobertura externa que será colocada sobre o telhado para dar o acabamento final, na parte elétrica e na rede e sistema de tratamento de esgoto.

O memorial será um marco para Mimoso. Com cerca de 150 famílias, o distrito, que pertence a Santo Antônio de Leverger, vai receber mais turistas e visitantes: “A retomada desta construção era um sonho antigo nosso. Estamos esperançosos pois ela vai trazer turistas e isso significa movimento para o comércio e geração de emprego e renda”, conta o presidente da associação de moradores do local, João Bosco Queiroz da Costa.

A ideia é desenvolver passeios turísticos pelo Pantanal da região, artesanato, culinária, gerando emprego para que as pessoas não precisem sair da localidade para trabalhar.



Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet