Olhar Conceito

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Política Cultural

nesta segunda

'Dia Internacional da Mulher Negra' é comemorado com roda de conversa, apresentações e oficina de turbante

Foto: Reprodução / Ilustração

'Dia Internacional da Mulher Negra' é comemorado com roda de conversa, apresentações e oficina de turbante
Uma roda de conversa, apresentações culturais e oficina de turbantes celebram nesta segunda-feira (25), em Cuiabá, o Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha, data sancionada em 1992 em um encontro internacional e em 2004 pela presidente Dilma Rousseff. Com início às 14h na Casa dos Conselhos, o evento terá como tema “Vivenciando o racismo e a Violência contra as Mulheres Negras”.

Leia mais:
3ª edição de ‘Encontro de Crespas” tem conversa com psicóloga, desfile e ação social na UFMT

Além desta data, durante toda a semana acontecerão debates nas unidades de saúde de cada uma das quatro regionais da cidade, reunindo pacientes e profissionais dos grupos de pré-natal.

Oriana Frutuoso Flumignan, coordenadora de Programas Especiais da Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá, explica que este será o momento de discutir políticas públicas como Programa da Saúde Integral da População Negra, Rede Cegonha e outros.

“Daí a importância da troca de vivencias e informações por meio das rodas de conversa. Nesse sentido, convidamos representantes de vários órgãos e movimentos sociais para que tragam as discussões, olhares diferentes sobre o tema, com o objetivo de fortalecer essas ações”, destacou.

De acordo com a assessoria da prefeitura, foram convidados para o evento representantes do Judiciário, do Comitê da Igualdade Racial da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional MT, Instituto da Mulher Negra de Mato Grosso, representantes quilombolas e outros. O evento começa com apresentação do Grupo de Teatro e Dança Ayolwua, da Casa de Cultura e com uma performance de Bia Correa.

Nas unidades de saúde, as Rodas de Conversa serão realizadas no dia 26, pela manhã, na unidade da Estratégia Saúde da Família, PSF Pedra 90 V e VI; no dia 27, também no período da manhã, no PSF Altos da Serra I; no dia 28, no período da tarde, no PSF Renascer e no dia 29, também no período da tarde, no PSF Ribeirão do Lipa.

Serviço

Roda de Conversa e evento cultural pelo Dia Nacional da Mulher Negra-
Data: 25 de julho
Horário: 14 horas
Local: Casa dos Conselhos
Avenida Dom Aquino - Atrás do Colégio São Gonçalo

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet