Olhar Conceito

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Olynto Gonçalves

plástica, beleza e saúde

Dr. Olyntho Gonçalves fala sobre 'a difícil arte de ser elegante'

Foto: Reprodução / Da Assessoria

Dr. Olyntho Gonçalves fala sobre 'a difícil arte de ser elegante'
“Elegância é a arte de não se fazer notar, aliada ao cuidado sutil de se deixar distinguir” (Paul Valéry)

Etmologicamente elegância deriva-se do latim da palavra eligere que significa eleger escolher ou seja poderíamos definir elegância como a arte do saber eleger, escolher , selecionar. Elegância em português é um substantivo, mas poderia ser um verbo que todos deveríamos saber ou aprender a conjugar e praticar.

Outro dia nas minhas leituras , deparei-me com a intrigante frase de Dotoiévski, que diz “a beleza salvará o mundo”, intuitivamente pensei e porque não a elegância salvará o mundo, façamos esta reflexão filosófica.

Estamos atualmente vivendo um mundo frenético, impaciente, extremamente veloz que as vezes deixamos coisas e pessoas importantes de lado, esquecemos de palavras mágicas e básicas como: com licença, obrigado, por favor, muito prazer, me desculpe, palavras que não demandam tanto tempo assim para serem pronunciadas, concordam?

Tempo que nos falta ate mesmo pra curtir uma música, por falar em música, estou ouvindo uma bela canção de Billie Holiday , “the very thought of you , uma das minhas cantoras predileta, fico encantado com um timbre tão elegante e peculiar . Mulher negra americana, de origem pobre até certo ponto cheinha para os padrões atuais, é mais uma prova que elegância não tem nada a ver com riqueza, magreza e muito menos cor de pele.



Certamente o mundo apesar de nos trazer este mar tecnológico de conectividade e interação através dos meios de comunicação, internet, parece nos roubar algo que não sei exatamente definir o que é e que não nos permite ou pelo menos dificulta termos tempo pra sermos mais plácidos , contempladores e gentis . Parecemos viver numa corrida atrás de um amanhã que nunca chega e esquecemos deste hoje aqui, bem aqui do nosso lado.

Convivendo com esta velocidade atroz torna-se difícil porque não dizer quase impossível de sermos elegantes . A elegância está muito além do ato de se vestir, freqüentar restaurantes requintados parisienses ou nova iorquinos, fazer compras enormes em viagens internacionais , irmos a salões de beleza badalados ditos ultra “chics “, ou mesmo empilharmos sobre nossos corpos roupas de grifes famosas. Verdadeiramente está nos nossos pequenos atos comuns, na postura diária na cordialidade, na forma amigável e polida com todos que nos circundam, com o garcon que nos serve, com a camareira do hotel, com nossos funcionários, nossa família, no trânsito e porque não dizer ate no facebook ! Enfim todos os lugares que possamos estar presentes ou virtualmente podemos ou não termos atitudes elegantes . São inúmeros e pequeninos pontos que irão construindo aos poucos nossa imagem . Então elegância é um conjunto de atos, um conjunto de atitudes comportamentais que não rima em momento algum com superficialidade e falsidade, muito menos com a marca da bolsa ou dos sapatos. A elegância deve estar presente nos bons e turbulentos momentos, nos altos e baixos a pessoa elegante manter-se á sempre em equilíbrio, harmonia e bom senso , seguindo o pensamento do compositor Lobão na letra de seu rock “decadence avec elegance”.

Dentro da seara da cirurgia plástica que é nossa área também não é diferente, percebo que como trabalhamos em prol do bem estar dos nossos pacientes temos como dever transmitir elegância aos nossos pacientes orientando-os em nossos tratamentos e procedimentos um padrão de realidade e não inculcar e criar expectativas fantasiosas.

O cirurgião plástico deve somente colher o que realmente incomoda e saber nortear para um procedimento objetivo que não tragam ares artificiais, mantendo a beleza natural inerente a cada individuo, aproveitando traços característicos familiares, realçando a jovialidade, estabelecendo limites pra não chegarmos a resultados desastrosos , estigmatizados ou caricaturizados. Vemos na mídia diária celebridades que foram submetendo-se a diversas cirurgias plásticas especialmente as de “facelifting”, nariz e pálpebras, modificando-se a tal ponto de termos dificuldades em reconhecê-las nas fotos antigas.

Na parte corporal também não é diferente, muitos e muitas submetem-se a tais modificações extremas com lipoaspirações grosseiras, colocações de implantes (próteses) de mama ou glúteas imensas saindo de um padrão requintado de harmonia e elegância. Realmente elegância é andar no fio da lâmina, difícil malabarismo pra todos e todas as áreas especialmente na cirurgia plástica que é a fusão de arte e ciência convivendo lado a lado, indissociavelmente.

A cirurgia plástica contemporânea possui esta tônica , esta leveza de manter as pessoas como elas são, logicamente atenuando ou retirando-se os complexos, deixando- as mais joviais, valorizando traços de beleza, resgatando o frescor perdido no tempo. Porém a grande magia desta moderna cirurgia plástica é procurar sempre manter se incógnita deixando mínimos traços por onde ela passou ou seja esconder- se o máximo e simplesmente ser notada pelos seus benefícios. Vale agora retornar ao inicio da página reler o pensamento supra citado de Paul Valéry e refletir .

* Olyntho Gonçalves - Cirurgião Plástico Membro Especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica Membro Efetivo da Associação dos Ex Alunos do Prof. Ivo Pitanguy – AEXPI.
Pós Graduado em Cirurgia Plástica pela Pontifícia Universidade Católica RJ- PUC

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet