Olhar Conceito

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Olynto Gonçalves

Olyntho Gonçalves

Dr. Olyntho Gonçalves fala sobre as mulheres super saradas: uma nova geração

Foto: Reprodução

Dr. Olyntho Gonçalves fala sobre as mulheres super saradas: uma nova geração
Olha que coisa mais linda mais cheia de graça
É ela menina que vem e que passa no doce balanço a caminho do mar
Moca do corpo dourado do sol de Ipanema
O seu balançado é mais que um poema
É a coisa mais linda que já vi passar
 
Vinicius de Moraes e Tom Jobim
 
Já se vão 50 anos depois da composição da canção Garota de Ipanema, um exemplo do padrão da mulher bela brasileira que desde então houve notáveis mudanças bruscas na concepção e perfil atual da beleza feminina no nosso país. Contemporaneamente deparamos com uma nova geração feminina uma nova cultura, das ditas mulheres “super saradas”, mulheres “marombeiras “no jargão das academias. Um conjunto estético um pouco diferente , que ainda geram divergências de opinião, consideradas fortes demais por alguns e lindas por outros. Aliás, vocês querem algo mais contraditório e subjetivo que opinião em beleza ? O que parece belo pra um, pode não ser para outro.

Essa nova linhagem feminina é aficionada por exercícios resistidos por pesos (musculação), elevam cargas consideradas quase impossíveis de conceber serem levantadas por uma mulher tempos atrás, chegando a serem mais fortes que muitos homens.

Ha um tempo atrás quase não se via mulheres nas salas de musculação, pois se tinha a falsa idéia de que treinar com pesos as deixariam masculinizadas. Felizmente esta noção errônea vem sendo esclarecida.

Estas “novas” mulheres amam e se deleitam nas lojas de suplementos, onde compram seus pré treinos, aminoácidos, potes de “whey protein” ( shakes de proteína ) seus termogenicos e outros. Possuem uma alimentação extremamente balanceada, com freqüência de no mínimo 6 vezes ao dia baseadas em proteínas de altíssima qualidade sem gordura com finalidade de construção de músculos densos firmes e visíveis pela definição adquirida. Alias não possuem nem sinais de flacidez e a temida celulite passa longe das suas coxas e quadris. Se for pra pecar, pecam pela fartura em medidas corporais, não temendo tanto a balança e o peso por si só, já que priorizam o percentual de gordura em relação aos músculos conquistados a duros e árduos treinos nas academias.

Estes exemplos de mulheres “fitness”, diferentemente das fisiculturistas que se encaixam em outro padrão, prezam e reforçam a opinião de que preservam o padrão feminino com graciosidade e feminilidade valorizando suas curvas no que tange as pernas, coxas, glúteos braços e mamas. Devido a isso chegam sem medo aos consultórios de cirurgia plástica já com os desejos definidos de aumentarem os glúteos, mamas, colocação de implantes de panturrilha e pequenas lipos para retirar aquela gordura resistente, teimosa que insiste em permanecer apesar dos treinos diários e das dietas.

Aquela velha frase que mulher é um sexo frágil, não é mais tão utilizada. Aliás, para agüentar todo esse rojão, ela é um sexo mais que forte. Essa mulher moderna consegue equilibrar todas suas funções sem estresse, mantendo uma alimentação saudável, sem cigarros, pouco ou zero álcool, quase nada de sal, muita água abominando a tal “fast food”, pois elas entendem que pra ter um corpo bonito é preciso manter disciplina e realizar certos sacrifícios necessários.

É um estilo de vida que tem que ser respeitado e que se diga a verdade, as mulheres desta nova geração são sim inegavelmente possuidoras de belos contornos corporais cabendo a nós profissionais da cirurgia plástica aplaudi-las e direcioná-las para uma melhor escolha que realmente seja condizente com o restante corporal, sem exageros, tomando-se cuidado nos volumes excessivos de prótese mamária e glútea especialmente. Estes implantes realçam, sem duvida nenhuma, estas curvas sinuosas e no caso da prótese glútea podemos dizer que são solicitadas nos casos em que os agachamentos e caneleiras pesadíssimas não atingem o objetivo desejado. Da mesma forma a lipoaspiração e feita somente como uma lapidação de um corpo já quase perfeito.

A cirurgia plástica não esta aqui pra julgar e sim atender aos desejos do bem estar dos seres humanos, orientando e atendendo a estas vontades, porém sem alterar a harmonia dentro de uma visão estética médica e de segurança.

E assim passa-se o tempo e o que é verdade hoje pode não ser amanha o que é bonito agora pode não ser tempos depois, fazendo de nós cirurgiões plásticos, meros expectadores que se esforçam em acompanhar estas tendências, tentando compreender estes novos modelos.

Avaliar e nortear nossas pacientes pro melhor e mais seguro caminho a ser seguido é a nossa missão.

*Olyntho Gonçalves Neto - Cirurgião Plástico
Membro Efetivo da Associação dos Ex Alunos do Prof. Ivo Pitanguy – AEXPI. Especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plastica. Pós Graduado em Cirurgia Plástica pela Pontifícia Universidade Católica RJ- PUC

 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet