Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Literatura

Inovação

Em decisão inédita, Europa oferecerá acesso livre e gratuito a todos os seus artigos científicos até 2020

Foto: Reprodução

Em decisão inédita, Europa oferecerá acesso livre e gratuito a todos os seus artigos científicos até 2020
Nem sempre é preciso descobrir ou inventar algo para se revolucionar a ciência. Em sua origem, “Ciência” quer dizer “conhecimento” e “saber”, e as vezes basta oferecer o que já se sabe – o que outros descobriram e inventaram – para construir um horizonte revolucionário aos cientistas ainda por vir.

Alguns dos mais importantes líderes da comunidade europeia, através do Conselho da Competitividade, anunciaram, em um debate sobre ciência aberta, que todos os estudos científicos do continente serão liberados para acesso e estudo até 2020. Além de distribuir o mais fino conhecimento diretamente para quem quiser estudar – para além de classe social, oportunidades e valores financeiros – essa decisão impacta politicamente de maneira profunda sobre toda a comunidade científica.

Certas práticas questionáveis, que envolvem recompensas financeiras para se ter acesso a descobertas e informações valiosas, tornam-se então obsoletas. Com isso, milhões de pessoas passarão a poder desfrutar de informações produzidas por experts em áreas como física, astronomia, matemática, engenharia e biologia – oferecendo às gerações vindouras algo que até então não se poderia imaginar sequer em sonho.

Trata-se de uma difícil tarefa, que exigirá gastos e trabalho árduo de toda a comunidade científica europeia – mas as recompensas certamente virão, e quem sabe essa enorme biblioteca com isso não venha a dobrar de tamanho em velocidade inédita.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet