Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Política Cultural

INVESTIMENTO

Em meio a propostas de desenvolvimento conjunto, Governo lança edital para nova rede de pontos de cultura

Foto: Adia Borges

Em meio a propostas de desenvolvimento conjunto, Governo lança edital para nova rede de pontos de cultura
A Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso anunciou em coletiva nesta terça-feira (29) o lançamento do edital para seleção de instituições de todo o estado que receberão o investimento de R$ 60 mil para dar continuidade as suas atividades culturais. Com orçamento total de R$ 2,5 milhões, entre recurso federal e estadual, a iniciativa vai atender 35 pontos de cultura espalhados pelo território mato-grossense. As inscrições estarão disponíveis a partir de 01 de dezembro e se estendem até 01 de fevereiro de 2017 no site da SEC.

Leia mais:
Festival de teatro de rua 'Zé Bolo Flô' terá 20 apresentações gratuitas em Cuiabá, VG e Barão

Durante o lançamento do edital, agentes culturais e o secretário Leandro Carvalho trocaram ideias e sugestões para uma futura adaptação da lei nacional para as necessidades e especificidades do cenário regional do estado.

“Outros estados, como Santa Catarina, tem uma lei específica para atender as necessidades locais. Neste edital tem pouca margem de interferência nossa, já que ele é do Ministério da Cultura”, comentou Leandro, que afirmou ser possível desenvolver a lei em Mato Grosso também.

Dentre as exigências do novo edital, uma delas é que um dos pontos seja destinado ao atendimento e realização de atividades para Portadores de Necessidades Especiais (PNE). As instituições também deverão já ser pontos de cultura digital para participar do processo seletivo, sendo que cada uma só pode concorrer a um ponto.

O secretário Leandro Carvalho destacou também o trabalho da Secretaria em auxiliar as instituições na organização do projeto. “Vamos andar o estado para divulgar e ajudar a fazer projetos para que sejam qualificados.”

Ádia Borges, responsável pela elaboração do projeto de duas associações – uma na região do Xingu e outra em Poconé – comenta a realidade das associações de Mato Grosso perante a burocracia dos editais. “Minha agência elabora os projetos para as associações, que nos pagam quando o projeto é aprovado. Em Poconé, por exemplo, são pessoas que não tem instrução, algumas analfabetas, que não vão conseguir desenvolver o projeto nos moldes do edital”.

Para otimizar o uso do recurso e auxiliar as instituições a andarem com as próprias pernas, superando essa barreira burocrática e da falta de instrução, a produtora cultural, Carolina Barros sugeriu a criação de um núcleo de apoio. “Porque não ter um núcleo de apoio aos pontos de cultura? Ligando com o MT Criativo para fortalecer e desenvolver todo mundo junto?”.

Manter essa unidade e o senso coletivo é o caminho apontado pelo secretário para evoluir os pontos de cultura, criando uma ‘TEIA’ regional e fortalecendo essa conexão em âmbito nacional, já que em 2017 será realizada a Conferência Nacional de Política Cultural e Mato Grosso tem interesse em realizar o evento em sua versão regional no primeiro semestre de 2016.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet