Olhar Conceito

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Turismo

jogo universitário

Equipe mato-grossense precisa de seu voto para passar 7 dias na Europa vivendo à base de escambo

Foto: Reprodução

Equipe da UFMT no desafio Red Bull

Equipe da UFMT no desafio Red Bull

O objetivo poderia deixar qualquer um desesperado: passar sete dias na Europa (até aí tudo bem), sem nenhum dinheiro ou cartão de crédito e sem telefone, trocando tudo (comida, bebida, abrigo e aventuras) por latas de Red Bull. É isso que os mato-grossenses Jessica Okajima, Leonardo Gomes e Polyana Costa querem fazer, e precisam do seu voto para conseguir.

Leia mais:
Nova rota turística “Atacama-Pantanal” é apresentada por comitiva de Mato Grosso em reunião no Chile
Cuiabana faz de seu site de viagens profissão e já conheceu 50 países com lucro de anúncios e roteiros

O projeto ‘Red Bull – Can you make it?’ é um jogo universitário que desafiou equipes do mundo inteiro a fazer um vídeo mostrando porque eles deveriam ir para essa aventura, e porque acham que são capazes disso. Na primeira fase, os quatro vídeos mais votados do Brasil serão aprovados, e depois, somente uma equipe do país será escolhida.

Jessica, Leonardo e Polyana mostram garra e sabem que serão capazes de cumprir o desafio. O motivo eles mostram no próprio vídeo de inscrição, em que contam sua idade não pelo número de anos, mas pelo número de países que já visitaram: Vinte e sete para os dois primeiros, e treze para Polyana.

As semelhanças entre os três membros da equipe não param por aí: os três são mato-grossenses, estudantes de Engenharia Civil da Universidade Federal de Mato Grosso, e já foram intercambistas. Jéssica morou nos Estados Unidos e na Coreia do Sul (neste país, chegou a ser estagiária da Hyundai). Leonardo morou na Irlanda e Polyana em Portugal.


Jessica na Coreia (Foto: Arquivo Pessoal)

“Nós três fomos intercambistas e estamos em muitos grupos de viagens. Foi lá que ficamos sabendo do concurso, até meio tarde... ficamos sabendo dez dias antes de o prazo acabar”, contou Jessica ao Olhar Conceito. “Olhamos os vídeos das edições anteriores e achamos que éramos capazes de fazer algo bem legal. Além disso, a gente acredita que Mato Grosso não tem muita visibilidade nesse sentido, só é visto pelo agronegócio. Queremos mostrar que aqui também tem gente capaz de trabalhar com tecnologia, inovação e criatividade”, contou a estudante, que quando morou na Coreia já levou o nome do estado à divulgação nacional depois de uma entrevista na Revista Veja.


Leonardo na Bosnia (Foto: Arquivo Pessoal)

O desafio

Se a equipe for escolhida, sairá no dia 12 de abril de um dos cinco pontos de partida na Europa, com 24 latas de redbull (sem dinheiro, cartão ou celular), e deve chegar no dia 19 do mesmo mês a um dos pontos de chegada. Durante os sete dias, eles ainda terão que parar em seis pontos intermediários, e em cada ponto cumprir um desafio para ganhar mais latas para o escambo. A equipe ganhará, além das latas, um smartphone em que deverão postar sobre o percurso, para que a empresa saiba de seu paradeiro.

A proposta é desafiadora, mas não assusta os jovens: “Por termos morado fora, temos muitos amigos na Europa. Ano passado eu fiz um mochilão, visitei 16 países, e durante os 60 dias de viagem, 40 deles eu fiquei em casa de pessoas que conheci durante o intercâmbio”, contou Jéssica.


Polyana em Amsterdã (Foto: Arquivo Pessoal)

A rede de amigos e o conhecimento de mundo podem ajudá-los: “Também vamos pensar em traçar um caminho por lugares onde as pessoas são mais simpáticas e dispostas a ajudar. Em Portugal e na Espanha, por exemplo, todo mundo é seu melhor amigo”, completa. “Ah, os pontos de partida ainda não foram divulgados, e eu acho que as equipes só saberão no dia, para que não possam planejar nada”.

Participarão do desafio equipes de 165 países, que durante os sete dias ganharão pontos a cada desafio, e que podem desistir a qualquer momento. A equipe vencedora, por outro lado, ganhará um verão na Europa pela empresa Contiki (especialista em viagens de jovens), e passará dois meses viajando, com tudo incluso. “Mas se formos selecionados para o desafio já vamos ficar muito felizes. Nosso maior sonho é voltar para a Europa”, afirma Jéssica.

A votação nesta primeira fase deve ser feita pelo SITE do desafio até o próximo dia 25 de fevereiro. Depois, uma equipe técnica avalia os quatro mais votados: “Ficaremos muito triste se não passarmos dessa fase, porque junto com o vídeo enviamos também textos individuais falando porque deveríamos ser escolhidos e um texto da equipe, além dos três maiores desejos de cada um. E pela nossa experiência de vida e viagens, achamos que nossos textos ficaram muito legais, e a Red Bull Brasil veria que somos capazes de representar o país nesse desafio”, afirma Jéssica.

Vale lembrar que, por ser um jogo universitário, a equipe leva o nome da Universidade Federal de Mato Grosso, o que divulga ainda mais o nome do estado dentro e fora do Brasil: “Nós três sempre pensamos em dar essa visibilidade e mostrar que aqui também tem gente capaz!”, finaliza.

Assista ao vídeo e vote na equipe AQUI.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet