Olhar Conceito

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Política Cultural

Avanço Cultural

Escola de Artes Cênicas, Circula MT, Vem pra Arena, Mapa e CPF da Cultura são temas de conversa com secretário Leandro Carvalho

Foto: Reprodução/ Facebook

Escola de Artes Cênicas, Circula MT, Vem pra Arena, Mapa e CPF da Cultura são temas de conversa com secretário Leandro Carvalho
Público e secretário de comunicação de Mato Grosso tiveram a oportunidade de bater um papo, ao vivo, via facebook, na tarde desta quarta-feira (16). O assunto? As políticas culturais que estão sendo implantadas no estado, como Circula MT, Salão Jovem Arte e Vem Pra Arena 2016. Perguntas enviadas nos comentários foram respondidas, como o início do funcionamento da Escola Livre de Arte e CPF da cultura. Destaque também para a nova plataforma de pontos culturais, que será lançada em Vila Bela, no próximo sábado (19).

Leia mais:
"Terei orgulho em dizer que cai, mas me levantei”, diz recuperando que participa do projeto “Violão Mágico”
Babu SeteOito ministra oficina gratuita de Stencil Art no Palácio da Instrução

Pontualmente as 13h30, o bate papo com o secretário de estado de cultura, Leandro Carvalho teve início falando primeiramente dos avanços no setor durante o atual governo. Leandro destacou a inauguração da Galeria Lava Pés, na sede da Secretaria de Cultura do estado, a reforma do Palácio da Instrução e a abertura do processo de seleção de artistas para a participação no Salão Jovem Arte deste ano (2016) como alguns dos feitos significativos da gestão.

As oficinas ministradas por artistas ultimamente, que fazem parte do projeto Circula MT, também foram comentadas. “Junto com as exposições estamos com as oficinas ministradas pelos artistas para o público em geral, para alunos de escolas da rede pública. Além da capacitação de professores, que considero importante, já que eles são agentes multiplicadores desse projeto, levando para a sala de aula”, comenta Leandro.

Dentro dessas novas políticas está a Escola de Artes Cênicas, projeto que faz parte da futura Escola Livre de Arte. “Estamos esperando o fim da licitação do Cine Teatro, local onde funcionará a Escola de Artes Cênicas, e que também continuará como espaço de apresentação de arte”, comenta o secretário sobre o andamento do projeto.

Como um dos maiores destaques divulgados pelo secretário, está o lançamento da ferramenta “Mapas Culturais”, que é um projeto nacional de divulgação cultural. “é u ma parceria com o Instituto TIM, uma plataforma livre colaborativa de indicadores culturais locais e nacionais. Colaborativa porque será construída com a participação de todo o setor, desde os próprios artistas, donos de estabelecimentos, secretarias municipais e estaduais até o próprio público”, explica. O lançamento do projeto será realizado durante o evento de transferência temporário da sede do governo de Mato Grosso para Vila Bela da Santíssima Trindade, neste sábado (19). Acesse a página do projeto com mais informação AQUI.

Outro projeto de grande sucesso na capital Cuiabá, que continuará pelo segundo ano, é o Vem Pra Arena, que em sua temporada 2016 já tem definidas as datas de pelo menos 4 edições. A primeira será no dia 07 de maio em comemoração ao aniversário do Estado.

“Vamos continuar construindo o evento junto com o público, estamos aceitando sugestões e é importante que a população participe. Ano passado tivemos o problema com as barracas no corredor que não deu certo, mas com as sugestões melhoramos. O projeto é uma parceria entre secretarias e este ano montaremos uma comissão interdisciplinar para selecionar os participantes, garantindo a pluralidade do evento. Divulgaremos o chamamento para cadastro das propostas de apresentação pela nova plataforma de mapas culturais, então é importante que as pessoas mandem suas propostas, sejam onde estiverem no Estado de Mato Grosso”, comenta Leandro.

Os quase 30 minutos de conversa foram finalizados com o secretário se colocando a disposição dos prefeitos de municípios de Mato Grosso para explicar sobre o CPF da Cultura e ajudá-los a aderir ao programa. “Estabelecemos um novo conselho, reformulamos as leis para que a cultura tenha um plano de políticas a médio e longo prazo, sendo levada a sério. É preciso sensibilizar os municípios para que criem suas secretarias de cultura e assinem o termo de adesão ao projeto. Eu e a SEC estamos dispostos a guiá-los pelo processo para concretizarmos essa política pública”, finaliza Leandro.

Na programação de Vila Bela, também está à presença de 30 prefeitos de municípios do Estado que assinaram o termo de adesão ao ‘CPF da Cultura’.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet