Olhar Conceito

Quinta-feira, 29 de junho de 2017

Notícias / Artes visuais

Exposição 'Patuá' une símbolos religiosos, linguagem dos povos tradicionais e arte contemporânea

Da Redação - Isabela Mercuri

08 Jun 2016 - 14:08

Foto: Reprodução / Da Assessoria

Exposição 'Patuá' une símbolos religiosos, linguagem dos povos tradicionais e arte contemporânea
O ‘patuá’ é um amuleto da sorte, um ser vivo ou inanimado ao qual é atribuído um poder mágico de proteção. Esses amuletos inspiraram a artista mato-grossense Ruth Albernaz para sua nova exposição de arte contemporânea, que será aberta no próximo sábado (11) no Sesc Casa do Artesão. A inuguração será às 9h30, e a mostra segue até dia 30 de julho.

Leia mais:
Curso de História da Arte ministrado por Aline Figueiredo aborda da pré-história aos artistas de MT

Transpassando pelos patuás que ficam na frente da casa (espada de São Jorge, Jurema), os que ficam atrás da porta (ferradura, imagens de santo) e também os que são extensões do corpo (crucifixo, escapulário, colares indígenas), Ruth uniu o tradicional ao contemporâneo e criou seus objetos artísticos. “Não é que aqui na exposição vai ter a cruz ou o escapulário, foi a partir dessas referências de cores, de formas, que eu criei os Patuás de Ruth Albernaz”, afirma.

Trabalhando com povos indígenas já há algum tempo, a artista usou muitas dessas referências em seu trabalho. “Eu trabalho com a matéria e com o invisível também, eu trabalho com o mundo material e com o mundo espiritual. Então esse trabalho todo feito dentro da força Xamatica, que é a força em que a gente trabalha com as energias da natureza pra trazer um processo de cura pra gente e pro planeta”, explica.

Segundo Ruth, a exposição é inovadora por unir dois mundos diferentes, em suas palavras, ‘beber da fonte do nativo’ mas trazer numa nova linguagem. “[Bebe] Dessa linguagem dos povos tradicionais, da cultura popular, mas traz uma linguagem contemporânea. A proposta é inovadora pra arte de Mato Grosso”, finaliza.

Serviço

O que: Exposição de Arte Contemporânea PATUÁ
Artista: Ruth Albernaaz
Onde: Sesc Casa do Artesão [Rua Treze de Junho, s/n, Bairro Porto, Cuiabá-MT];
Quando: 11 de junho de 2016
Hora da Abertura: 09:30 h
Período da Exposição: 11 de junho a 30 de julho;
Horário de Visitação: segunda a sexta, das 8:00 às 18:00 h;
sábado: 8:00 às 12:00 h.
Entrada Franca – Indicação Livre

2 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Conceito. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Conceito poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • REGINA MÁRCIA FIGUEIREDO
    13 Jun 2016 às 12:20

    Simplesmente incrível, puro encanto e magia. Ruth é extremamente sensível, consegue captar as energias da natureza e traduzir em obras de arte. Parabéns. Adorei

  • Sandra heloisa Natureba
    08 Jun 2016 às 14:47

    Será um sucesso, pois trabalhos da Ruth são maravilhosos e lindos. Materiais naturais, ela respeita o meio ambiente e usa sabedoria milenar. Beijos e muita luz.

Redes Sociais

Sitevip Internet