Olhar Conceito

Terça-feira, 16 de abril de 2024

Notícias | Saúde e Beleza

confira

Extensa programação do Dia Mundial de Conscientização do Autismo tem cavalgada em Chapada e mais

Foto: Reprodução

Primeira Cavalgada Azul

Primeira Cavalgada Azul

O Dia Mundial de Conscientização do Autismo acontece no próximo sábado (2) e para promover maior entendimento sobre este transtorno de desenvolvimento, a Associação de Amigos do Autista de Cuiabá preparou uma extensa programação que começa nesta quinta-feira (31) e segue até o dia 30 de abril. Nela, tanto os autistas quanto seus familiares e amigos poderão assistir a palestras, ir ao cinema e, ainda, participar de cavalgadas no Haras da Brisa, em Chapada dos Guimarães.

Leia mais:
A fisioterapia que liberta: Em cima do cavalo, pessoas com deficiência ganham auto-confiança e saúde

Esta não será a primeira vez que associados da AMA visitam o haras. No dia cinco de dezembro de 2015 aconteceu a Primeira Cavalgada Azul, que vai se repetir em abril nos dias 10 e 24. De acordo com Gabrielle Andrade, bióloga e filha do proprietário do Haras, o primeiro contato foi feito pela AMA com o haras: “Eles entraram em contato para fazermos a cavalgada, que foi gratuita”, explicou.



O Haras da Brisa realiza já há algum tempo um trabalho com crianças da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e todas as segundas-feiras oferece equoterapia gratuitamente. Com as crianças autistas, no entanto, o que será oferecido é um passeio à cavalo, já que para o tratamento com equoterapia é necessário ter um fisioterapeuta acompanhando. 

Mesmo assim, a interação das crianças com os animais traz diversos benefícios. A cavalgada acontece apenas dentro do haras, e com dois acompanhantes por cavalo. O haras ainda busca patrocínio para o evento, mas, segundo Gabrielle, “ele vai acontecer de qualquer forma”. São dez vagas para cada dia e as crianças que desejarem participar devem se inscrever por meio da AMA.

Outras programações

Nesta quinta-feira (31), e nesta sexta-feira (1), acontecem seis palestras no Centro Cultural da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), com início às 19h. Os temas são:

Quinta (31)

- Autismo: afinal, de que estamos falando?
Palestrante: Karine Siqueira Quadros Pascoal (Psiquiatra da Infância e Juventude)
- Desenvolvimento motor e estimulação no autismo
Palestrante: Sarah Fávero Martins (Fisioterapeuta)
- Inspirados pelo autismo: uma abordagem responsiva
Palestrante: Jaqueline Adriany da França (Psicóloga)

Sexta (1)

- Situação do Autismo em Mato Grosso
Palestrante: Marcione Mendes de Pinho (Superintendente de promoção e articulação das políticas públicas para pessoas com deficiência do Estado de MT – Casa Civil)
- Os direitos do autista, o que muda com o novo Estatuto da Pessoa com Deficiência
Palestrante: Natália Rodrigues Alvares Macedo (Advogada da AMA Cuiabá)
- ABA e Autismo: do ensino simples à criatividade
Palestrante: Luiz Alexandre Barbosa de Freitas (Psicólogo)

A programação continua no sábado (2), com ação no Pantanal Shopping com piscina de bolinhas, panfletagem e apresentação cultural com recitação de poesia e pinturas em tela. A ação começa às 10h e a apresentação, com cerca de 35 crianças, às 14h.

No domingo (3), acontece uma caminhada de conscientização sobre o autismo no Parque Mãe Bonifácia a partir das 16h. Nos domingos (10 e 24) acontecem as cavalgadas No dia 17 de abril, também domingo, os associados da AMA participarão do ‘Cine Azul’ no Shopping Três Américas, às 10h, e no sábado, dia 30/04, a programação se encerra com uma confraternização às 15h, na AMA.

Mais informações pelo INSTAGRAM do haras ou pela Fan Page da AMA. 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet