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Sexta-feira, 29 de março de 2024

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trailer e container

Família proprietária de peixaria tradicional investe em 'novas formas' de vender comida e chega à 3ª geração

Foto: Rogério Florentino Pereira / Olhar Direto

Diego (noivo), Helen (mãe) e Eduarda (filha)

Diego (noivo), Helen (mãe) e Eduarda (filha)

A gastronomia está no sangue da família Oliveira. Há quinze anos, a matriarca Maria Auta inaugurou a Peixaria Coxipó, que até hoje continua no mesmo local – logo após a ponte do bairro. Quase duas décadas depois, o patrimônio cresceu e Helen de Oliveira, 49, (filha de Maria Auta), junto a suas filhas Maria Eduarda, 26 e Maria Helena, 23, é também proprietária de um container e um trailer em um food park, e planeja abrir uma pizzaria ainda no primeiro semestre deste ano.


Peixaria Coxipó: onde tudo começou (Foto: Divulgação)

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O investimento em novas formas de vender comida começou em 2016, depois que Helen fez um curso de gastronomia no Senac. “Nosso TCC foi sobre os food parks, comida de rua. Recebemos um convite do Juliano, do Goiabeiras Shopping, pra fazer o trabalho lá, e assim nasceu a primeira feirinha”, lembra a empresária.

O ‘Food Mall’ foi só o pontapé inicial, já que Helen começou a levar seus produtos – principalmente o pastel de pintado – para diferentes locais da cidade, até que recebeu o convite de Edson Palma, administrador do Manacá Food Park, localizado exatamente no bairro Coxipó. “Eu fui a primeira locatária do Food Park”, conta Helen. Assim nasceu o ‘Mamma Gula Fast Food’, empresa que, dentro de um container, produz pasteis de diversos sabores, churros doces e salgados e porções diversas.


Churros do Mamma Gula (Foto: Divulgação)

Neste meio tempo, sua filha Maria Eduarda, formada em Biomedicina, estava insatisfeita com a profissão. Salário ruim e desvalorização do trabalho lhe fizeram deixar o laboratório onde trabalhava. “Eu pedi ajuda pra minha mãe, e ela disse que ajudava. Então decidimos abrir o trailer de lanche”, conta Eduarda.


Diego (noivo), Helen (mãe) e Eduarda (filha); (Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto)

Ela e o noivo, Diego Mendes, 27, tomaram a decisão de investir o dinheiro que estavam guardando para comprar uma casa no novo sonho. “Surgiu a oportunidade porque uma das empresas do Food Park saiu, e decidimos comprar. Demos o dinheiro da casa de entrada e parcelamos o resto”, lembra.

‘Bruthus Burguer’ foi inaugurado no dia 21 de dezembro do último ano, e em pouco tempo já é um dos sucessos do Manacá. Segundo o casal, só nos últimos quinze dias foram vendidos 260 lanches ‘bombado’, o que mais sai do cardápio.
Para chegar a esse resultado, a família investiu principalmente no atendimento. Mesmo sendo um lanche ‘de rua’, todos os funcionários foram treinados dentro da Peixaria Coxipó. “Ensinamos a como tratar o cliente, como tirar suas dúvidas, tudo com um maitre”, afirma Eduarda.


Lanche do 'Bruthus Burguer' (Foto: Divulgação)

Outra estratégia da família foi a de unir os empreendimentos para criar promoções. Atualmente, o Bruthus Burguer e o Mamma Gula, ambos no Manacá, oferecem um combo que, por R$15, tem um baguncinha, um churros de doce de leite e um refrigerante lata. “Sendo família é bem mais fácil. A gente diminui um pouco o lucro de um para ajudar no outro, e por aí vai”, explica Helen.

Apesar do sucesso das novas marcas, a peixaria continua sendo o ponto central na renda dos Oliveira. “Não tem como, é um local tradicional”, afirmam. “Mas nós tivemos várias estratégias na peixaria também. Estes últimos anos foram difíceis, a situação econômica do país não está boa e nós escolhemos manter os preços. Já entramos no quarto ano sem aumentar o preço do rodízio”, conta Helen. “Outra coisa foi investir nos pratos à la carte, principalmente para as famílias. Às vezes vale mais a pena para um casal com filhos pedir um prato e dividir do que pagar um rodízio para cada”.

Além dos empreendimentos gastronômicos, a família também possui um salão de beleza, o ‘Visuhelen’, que fica no Coophema e foi inaugurado há cinco anos. “Naquela época eu já queria deixar alguma coisa para as meninas, pra elas tocarem. Mas não deu muito certo e elas viram também que não era o que gostavam”, lembra a mãe. Mesmo com a negativa das rebentas, a empresa continuou atuando, e Helen, além de gastróloga, tem também formação de cabeleireira.

Agora, o próximo passo da família é abrir a “Mamma Gula Pizzaria e Chopperia”, logo após a semana santa, em abril. Este também será no Coxipó, no antigo ‘Casarão’. “Já recebemos convites para abrir em outro Food Park, mas toda nossa vida é no Coxipó. Fica complicado atravessar toda a cidade”, finaliza Helen.

Serviço

Peixaria Coxipó
Avenida Fernando Correa da Costa, 4108ª
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Funcionamento: de segunda a segunda para o almoço (11h-16h) / de terça a domingo para o jantar (18h-22h30)

Mamma Gula Fast Food
Manacá Food Park - Avenida Fernando Correa da Costa, 4400 (Depois da ponte do Coxipó, ao lado do Posto Manacá)
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Funcionamento: de terça a domingo, das 18h às 00h

Bruthus Burguer
Manacá Food Park - Avenida Fernando Correa da Costa, 4400 (Depois da ponte do Coxipó, ao lado do Posto Manacá)
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Funcionamento: de terça a domingo, das 18h às 00h
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