Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Música

'alternativaço'

Festa sertaneja na Praça da Mandioca causa revolta e artistas criam manifestação contra monopólio

Foto: Rogério Florentino Pereira / Olhar Direto

Festa sertaneja na Praça da Mandioca causa revolta e artistas criam manifestação contra monopólio
Conhecida ultimamente como a ‘Lapa Cuiabana’, a Praça da Mandioca é palco, nesta semana, de uma discussão que abrange estilo musical, democratização dos espaços e monopólio cultural. Isso porque o ‘Bar do Bigode’, uma das casas noturnas do local, anunciou a realização de uma violada, que acontecerá nesta sexta-feira (25), voltada totalmente ao público sertanejo, o que causou a revolta de alguns artistas e grupos que frequentam a praça.

Leia mais:
Bar do Bigode organiza ensaio de carnaval na Praça da mandioca

Simone Ishizuka, 29, é artista plástica e foi uma das primeiras e se manifestar contra a festa em sua página do Facebook. Em entrevista ao Olhar Conceito, ela explicou que logo depois da postagem seus amigos iniciaram uma discussão sobre o tema e ela notou a indignação coletiva. “A Praça da Mandioca era o único lugar da cidade onde podíamos nos divertir e ouvir músicas mais alternativas, e agora estamos perdendo espaço”, comentou. A artista lembrou, por exemplo, de um episódio que ela mesma protagonizou.

“Eu estava discotecando e coloquei uma música do Buena Vista Social Club pra tocar. Aí um rapaz chegou e me disse que se ele quisesse escutar música alternativa, ficaria em casa. Eu continuei tocando e, logo depois, ele tirou minha música no meio e colocou uma música sertaneja”, lembra. Simone explica que a revolta não se dá somente pelo estilo musical, mas pela monopolização dos espaços culturais e de diversão na cidade. “Eles já tem várias casas noturnas, pra todas as classes sociais, onde toca sertanejo. E o público alternativo não. Só tem aqui”.

Para mostrar seu descontentamento, Simone e outros artistas e simpatizantes da causa criaram um evento chamado ‘Alternativaço’, que vai acontecer também na noite desta sexta (25), na Praça da Mandioca, como forma de manifestação espontânea. “Quem quiser se manifestar vai poder fazer isso, da forma que quiser, com música, poesia, como for. E vai acontecer em todos os espaços da praça”.

Na última terça-feira (22), o Bar do Bigode se manifestou via Facebook, com uma ‘Nota Oficial’, em que dizem:

“Somos o Bar do Bigode, O Bar da DIVERSIDADE e NÃO TOLERAMOS qualquer tipo de PRECONCEITO.

Nosso objetivo é atender bem nossos clientes e fomentar a música, a arte e a cultura nos seus mais variados estilos.
Do samba ao reggae, do rock ao sertanejo, do forró ao rap, do hiphop ao pagode, da eletrônica ao carnaval.
Estaremos sempre abertos para sugestões de nossos amigos e clientes.

Divirtam xâs creanças a Mandioca é uma zona democrática!”


Para Simone, no entanto, o argumento não funciona. “É difícil falar em diversidade musical quando todas as rádios, televisões, e até o espetinho da esquina só toca um estilo musical”, comenta.

Outra reclamação dos freqüentadores da Praça é em relação a falta de liberdade dos visitantes frequentes do local. “A Mandioca sempre foi um espaço de manifestação de todos os artistas que não encontram isso em outro local. E agora eles estão sendo coagidos. Outra coisa é que tem aumentado também a intolerância em relação aos gays, e o assédio às mulheres. Eu não posso dizer que isso acontece por causa do público do sertanejo, porque eu não sou socióloga e não posso acusar ninguém, mas aumentou depois que esse público começou a frequentar a Praça”, lamentou a artista.

*Os proprietários do Bar do Bigode forma procurados pela reportagem, mas até o momento não houve resposta.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet