Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Ícones Cuiabanos

Religião

"Festança 2014" acontece em Vila Bela da Santíssima Trindade, antiga capital mato-grossese

Foto: Reprodução

Acontece de 16 a 28 de julho, na Vila Bela da Santíssima Trindade, a Festança 2014. A cidade foi a primeira capital mato-grossense, e a festa tradicional homenageia o Divino Espírito Santo. Neste ano também são homenageados a Santíssima Trindade e São Benedito.

A programação traz diversas apresentações de danças como o Congo e o Chorado, algumas das mais belas manifestações culturais de Mato Grosso.

A “Festança” começou quando a capital de Mato Grosso foi transferida para Cuiabá, em 1935. Nesta época, Vila Velha foi abandonada pelos portugueses e brasileiros brancos, padres e soldados. Permaneceram na região os negros forros, escravos velhos, escravos fugidos e os que zelavam os bens dos senhores.

Hoje em dia, a celebração é dividida em duas partes: a preparação, caracterizada por reza, folia, levantamento de mastro e alvorada dançante. A segunda parte segue com missa, sorteio de novos festeiros e almoço e jantar.

Dança do Congo

A Dança do Congo é uma peça teatral em que o elenco é composto por personagens que usam vestes coloridas e espadas de brinquedo. O enredo conta a história de quatro personagens: o rei do Congo e seu filho Canjinjim, o secretário de Guerra e o rei de Bamba, representado pelo seu embaixador e seu exército, formado por 12 pares de guerreiros.

Dança do Chorado


A Dança do Chorado teve sua origem com as escravas, que dançavam ao verem seus entes queridos castigados por feitores. O objetivo era atrair a atenção dos feitores e amenizar a pena dos castigados. O nome “Chorado” refere-se ao choro dos que apanhavam e das escravas que assistiam.

Glorioso São Benedito

O encerramento da “Festança 2014” será no dia 28, a partir das 19h30. Na casa da Rainha Velha, a imagem do Glorioso São Benedito e sua mala serão passadas para a Rainha Nova. Logo depois, um cortejo sairá pelas ruas da cidade até a casa da nova empossada.

Confira a programação completa AQUI 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet