Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Artes Cênicas

fetran

Festival de teatro acontece esta semana no Zulmira Canavarros e tem entrada grauita nas sessões

Foto: Marcos Lopes / ALMT

Festival de teatro acontece esta semana no Zulmira Canavarros e tem entrada grauita nas sessões
Acontece até o final desta semana no Teatro Zulmira Canavarros, na Assembleia Legislativa, as exibições de peças teatrais selecionadas para o Festival Estudantil Temático Teatro para o Trânsito (Fetran). As apresentações são às 13h e às 19h, gratuitas.

Leia mais:

Oficina de Teatro para professores ensinará a desenvolver conteúdos e fazeres metodológicos arte-educativos

A abertura da etapa Mato Grosso do Fetran aconteceu na tarde da última segunda-feira (4), promovida pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). O objetivo do evento é selecionar as melhores peças do estado nas categorias infantil, infantojuvenil e juvenil, sendo que os vencedores ganharão uma viagem para conhecer Brasília.

Esta é a 13ª edição do festival, que começou em Mato Grosso e agora já acontece em 14 estados do país. Neste ano foram 16 grupos selecionados para a final, número comemorado pelo superintendente da PRF/MT, Arthur Nogueira. “Através do Fetran que conseguimos sensibilizar cerca de 15 mil crianças e jovens quanto a importância de desenvolver comportamentos seguros e responsáveis no trânsito”, explicou na solenidade de abertura.

De acordo com a Assessoria da Assembleia Legislativa, o Fetran é um projeto que tem como objetivo a educação para o trânsito. Foi criado em 2004 pela Polícia Federal e realizado em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso, o Detran/MT, a Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso, a Seduc/MT, Assembleia Legislativa de Mato Grosso, prefeituras municipais que sediam as etapas regionais e parceiros da iniciativa privada que encampam a causa.

Além de Cuiabá, diversas cidades do interior participam do evento, como Primavera do Leste e Pontes e Lacerda (participaram em todas as edições) e Querência, cidade mais distante de Cuiabá (952km da capital).

Para a representante da Sala da Mulher da ALMT, Izaura Ribeiro, é importante apoiar este, que é o maior projeto de educação para o trânsito do Brasil: “Nós temos uma grande preocupação em estimular eventos que geram transformação social. Essa iniciativa da PRF une duas ferramentas muito importantes para conscientizar e gerar mudanças na sociedade, que é a cultura e a educação. O teatro é uma forma de conversar com estes jovens para que desde cedo contribuam com mais respeito e responsabilidade no trânsito” afirmou.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet