Olhar Conceito

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Cinema

longa-metragem

Filme que conta a trajetória de Rondon estreia no próximo dia 1° em Mato Grosso e MS

Foto: Reprodução / Da Assessoria

Filme que conta a trajetória de Rondon estreia no próximo dia 1° em Mato Grosso e MS
“Rondon: O Desbravador”, longa-metragem do produtor Rodrigo Piovezan e do diretor Marcelo Santiago, que conta a história de vida do Marechal Cândido Rondon, estreia nos cinemas de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul na próxima quinta-feira (1). Gravado principalmente em Mato Grosso, o filme é uma continuação da minisérie “Marechal, o grande chefe”, foi ao ar na Rede Globo em novembro de 2014.

Leia mais:

Inauguração do Memorial Rondon reverência história do Marechal e promete avanços para comunidade de Mimoso

O roteiro do filme narra um encontro fictício entre Rondon e um jornalista, em que o Marechal narra diversas de suas aventuras e lembranças. Os atores principais da trama são Nelson Xavier (Rondon) e Rui Ricardo Diaz (Rondon Jovem).
Para se chegar ao produto final, que englobou tanto o filme quanto a minisérie, foram necessários mais de dez anos de gravações. De acordo com o produtor Rodrigo Piovezan, a ideia inicial era fazer somente a série para televisão, com vinte capítulos. Depois, decidiram reduzir a série para cinco capítulos e produzir, também, o longa-metragem.

“Assim teríamos dois produtos diferentes e mais ricos dramaturgicamente, um para mercado de televisão e outro para salas de cinema. O sucesso do projeto Rondon, além da dedicação imensurável de todos, dá-se também pela carência que o Brasil tem de conhecer suas histórias e seus heróis”, afirmou o produtor, via assessoria.

Ele conta, ainda, que as gravações começaram no dia 5 de maio, aniversário do Marechal, na cidade de Mimoso (sua cidade natal). Participaram das gravações atores índios e não-índios, para trazer veracidade à história.

Para Marcelo Santiago, diretor do filme e da série, uma das melhores cenas é a que Rondon está com uma onça. Ela também foi a cena mais difícil. “A mais difícil foi a cena da onça, pela complexidade técnica. Tivemos que filmá-la em camadas para fazer a composição final na ilha de edição. Filmamos o Rondon usando um fundo neutro - um pano verde que chamamos de chroma-key, que facilita o recorte. Nesse fundo neutro foi depois aplicada a onça, filmada separadamente. Filmamos também a paisagem vazia, que foi a outra camada aplicada junto com a onça’, explica.

O diretor lembra que contou com informações da família do Marechal e arquivos do Museu do Índio para compor a pesquisa.

Veja o trailer do filme:



Cândido Marechal da Silva Rondon nasceu no distrito de Mimoso, em 5 de maio de 1865. Tornou-se conhecido principalmente por ser pioneiro na implantação das primeiras linhas telegráficas em Mato Grosso, após se alistar na Escola Superior de Guerra do Rio de Janeiro.

Rondon trabalhou com mapeamento de terras e estabeleceu relações próximas com os indígenas. Além disso, foi responsável por inspecionar as fronteiras do Brasil do Oiapoque até a divisa da Argentina com o Uruguai e foi o criador do Serviço Nacional de Proteção ao Índio.

Na última quarta-feira (24), foi inaugurado na cidade de Mimoso um memorial em homenagem ao Marechal. Parada desde 1997, a obra foi retomada no governo Taques e, agora, conta com exposições, biblioteca, e até mesmo uma estátua do busto de Rondon.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet