Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Artes Cênicas

No Cine Teatro Cuiabá

Governo inaugura Escola de Teatro com cursos gratuitos e com professores de renome nacional

Foto: Reprodução

Governo inaugura Escola de Teatro com cursos gratuitos e com professores de renome nacional
A tão esperada escola de artes de Mato Grosso tem sua inauguração marcada para a tarde desta segunda-feira (14), no Cine Teatro Cuiabá a partir das 17h. A MT Escola de Teatro, anunciada pelo secretário de cultura estadual Leandro Carvalho no início de 2016, ofertará cursos gratuitos com foco na formação técnica e profissional na área das artes cênicas com certificação. Na cerimônia desta segunda-feira, o ministro das Relações Exteriores, José Serra também estará presente. 

Leia mais:
Escola de Artes Cênicas, Circula MT, Vem pra Arena, Mapa e CPF da Cultura são temas de conversa com secretário Leandro Carvalho

O aumento da produção teatral e criação de espaços de exibição nos últimos anos aumentaram a demanda por capacitação de profissionais neste segmento. O secretário de Estado de Cultura, Leandro Carvalho, ressalta a urgente necessidade de formação técnica tanto para atores e diretores, como para produtores, cenógrafos, iluminadores, sonoplastas e outras áreas de atuação que podem ser absorvidas por outros segmentos culturais como o audiovisual, e pela indústria do Turismo.

"A criação de Escola Estadual de Teatro em Mato Grosso, pública, continuada, com ótimos professores e metodologia avançada, é um sonho antigo. Estamos entusiasmados em poder concretizar este desejo da sociedade e investir em formação. A MT Escola de Teatro terá o grande desafio de formar profissionais para um mercado cada vez mais exigente e promover as transformações estruturantes que integram a política pública proposta por este Governo".

A Escola de Teatro é mais uma ação de fomento e circulação de cultura pelo estado, mais um projeto que se soma ao programa Circula MT e ao Circuito de Festivais de Teatro de Mato Grosso, que em 2016 celebra sua segunda edição.

A criação da Escola de Teatro como parte integrante das ações do Cine Teatro foi incluída pela SEC no último edital de gestão compartilhada do espaço. A proposta vencedora uniu a tradição do Cena Onze, uma das mais antigas e respeitadas companhias teatrais de Mato Grosso, com a SP Escola de Teatro, que criou e gerencia a maior escola de teatro da América Latina. O diretor da escola, Ivam Cabral e o diretor executivo, Marcio Aquiles também participam da solenidade de abertura da MT Escola de Teatro.

Os cursos e professores

Com inscrições abertas até o dia 24 de novembro, os futuros alunos mato-grossenses terão acesso gratuito a cursos de atuação, cenografia, figurino, direção, dramaturgia, iluminação, sonoplastia e produção cultural na escola sediada no Cine Teatro. Além dos cursos de longa duração (dois anos) a Escola oferecerá cursos de média e curta duração com alguns dos principais nomes do teatro mato-grossense e nacional. Já estão confirmados como professores, Justino Astrevo, Luiz Marchetti, Sandro Lucose, Luiz Carlos Ribeiro, Ivan Belém, André de Lucca, Maurício Ricardo e Juliana Capilé, entre outros.

Com atuação reconhecida no cenário brasileiro, integram o quadro de professores, os formadores da SP Escola de Teatro. O multifuncional, criador do grupo teatral Parlapatões, Hugo Possolo, de carreira reconhecida nas Artes Circenses, Filipe Brancalião e Cássio Diniz Santiago, respondem pelo curso de Atuação.

Grande nome da área, J.C. Serroni, atua ao lado de Telumi Hellen e Adriana Vaz. “O programa de aprendizado foca na formação do teatro em várias categorias. Neste caso, é voltado a futuros profissionais da cenografia e figurino. O programa é um experimento onde o professor que ensina, aprende”, diz.

Marici Salomão, coordenadora do curso de Dramaturgia, completa: “os aprendizes vão adquirir um conjunto de conhecimentos práticos e aplicáveis para que possam exercer o ofício e poética que é aquilo que nós inventamos para nossas carreiras e nossas trajetórias. Ao lado dela atuam Alessandro Toller e o crítico teatral da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA), Marcio Aquiles.

O premiado Rodolfo García Vázquez fundador da Cia de Teatro Os Satyros, a fundadora do Núcleo Cênico Arion, Bernadeth Alves e o membro fundador do Grupo Caixa Preta de Teatro, Fabiano Muniz lecionam curso de Direção.

No campo da capacitação técnica, o quadro de professores conta ainda com Guilherme Bonfanti – de atuação destacada nas bienais de São Paulo – e Francisco Turbiani no curso de Iluminação; Na Sonoplastia, figuram Raul Teixeira – que já trabalhou com renomados diretores e atores de teatro, como Fernanda Montenegro, Paulo Autran e Marco Nanini - e Martin Eikemeier, diretor musical e compositor da Companhia do Latão.

Alunos mato-grossenses de diversos segmentos também terão a oportunidade de se capacitar no curso de Daniela Machado Cardoso, que atualmente, exerce a função de produtora geral da Companhia Teatral Os Satyros. As atividades do curso são voltadas à elaboração, viabilização, gestão e captação de recursos para projetos culturais nas seguintes categorias: Cinema, Teatro, Artes Visuais e Literatura.

O diretor da Associação Cultural Cena Onze, Flávio Ferreira, destaca a revolução de uma empreitada como esta. "Não só Mato Grosso, mas todo o Centro-Oeste, sempre foi isolado de formação em artes cênicas. Para estudar teatro temos que sair daqui, agora não será mais necessário", comenta.

Para o lançamento da MT Escola de Teatro, estarão presentes o ator, dramaturgo e diretor da SP Escola de Teatro, Ivam Cabral, e o coordenador de projetos internacionais da SP Escola de Teatro, Marcio Aquiles.

Ao total, serão disponibilizadas 50 vagas para os cursos de formação e os interessados poderão se inscrever gratuitamente no processo seletivo até o dia 24 de novembro. A ficha de inscrição e edital serão disponibilizados no site da Secretaria de Estado de Cultura (SEC).

Associação dos Artistas Amigos da Praça

É uma associação sem fins lucrativos ou econômicos com o objetivo de desenvolver e administrar projetos sócio-educativos, culturais e institucionais, valorizando a arte e a educação como agentes da transformação social. Oferece à população atividades de formação e difusão cultural em diversas áreas das artes cênicas, literatura, cinema, artes visuais, música, novas mídias, e muito mais.

SP Escola de Teatro

É a maior escola de teatro da América Latina. Inspirada no modelo de escola livre da Inglaterra do século XIX, a instituição é gerida pela Associação dos Artistas Amigos da Praça e pensa na formação a partir da prática, de forma modular e não cumulativa. Lançada em 2009 em São Paulo, a Escola teve origem em um movimento teatral de apropriação do espaço público proposto por coletivos de artistas vinculados à Praça Roosevelt, onde está instalada uma de suas sedes hoje.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet