Olhar Conceito

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Música

nesta terça

Grupo de Flautas da UFMT se apresenta em evento internacional na Argentina

Foto: Reprodução / Ilustração

Grupo de Flautas da UFMT se apresenta em evento internacional na Argentina
O Grupo de Flautas formado pelos alunos de música da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) se apresentam, nesta terça-feira (20), no Festival Flautas Del Mundo em Mendonza, na Argentina.

Leia mais:

Pianista renomado vem a Cuiabá ministrar 'shows-aula' de música erudita em escolas públicas

O Festival reúne músicos de diversas regiões do mundo e tem por objetivo integrar música e atividades relacionadas à preservação do ambiente, estudar a relação entre o instrumento, corpo e processo de pensamento e informar aos estudantes e ao público em geral os diversos estilos musicais realizados com flautas.

O grupo da UFMT, depois de participar do festival em 2014, foi selecionado pelo Comitê Acadêmico e retorna com nova formação e repertório. Os integrantes derivam da fusão entre o Grupo de Música Antiga (formado em 2012) e o Grupo Doces Flautas.

De acordo com a assessoria, no repertório estão cinco peças eruditas do Barroco Colonial Brasileiro, compostas em latim, para vozes, pelo Padre José Maurício Nunes Garcia, das quais quatro foram para o evento da Semana Santa e uma peça, In monte Oliveti, que foi inspirada num trecho do Novo Testamento. Para a execução destas peças foram feitos arranjos e adaptações, uma reelaboração que possibilita a execução com o quarteto de flautas de bisel.

Além disso, serão executadas músicas do repertório indígena, do repertório africano, da expressão popular das cinco regiões brasileiras, além de clássicos da música popular brasileira.

O festival segue até o dia 25, e durante todos estes dias serão realizados concertos, masterclasses, palestras, debates e exposições de instrumentos pelos seus luthiers.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet