Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Turismo

veja como ajudar

Grupo que organiza ações de limpeza na Chapada retira 350kg de lixo da Martinha e Portão do Inferno

Foto: Reprodução / Arquivo Pessoal

Grupo que organiza ações de limpeza na Chapada retira 350kg de lixo da Martinha e Portão do Inferno
Pegar o carro no final de semana, subir para a Chapada dos Guimarães e se preparara para tomar um banho de cachoeira: esta é a rotina de muitos cuiabanos. A tristeza vem, no entanto, quando chegam ao ‘paraíso’ das águas e encontram pelo caminho todo tipo de lixo, como latinhas, embrulhos de papel e tudo o que os que ali estavam anteriormente deixaram para trás.

Leia mais:

Esforço de empresários e secretário evita fechamento de parque nacional de Chapada dos Guimarães
Canoagem nos corixos do Pantanal possibilita safári na água e atividade física para turistas na cheia

Pensando em preservar o meio-ambiente e promover a conscientização ambiental, dois grupos se reuniram e começaram a marcar datas para, voluntariamente, limpar pontos turísticos tanto de Chapada quanto de Cuiabá. No último sábado (20), foram retirados mais de 350kg de lixo da cachoeira da Martinha e do Portão do Inferno, e a próxima ação será no Rio Coxipó (perímetro urbano, em Cuiabá).

Um dos participantes do projeto é Jean Peliciari. Há três anos, ele realiza também um projeto de limpeza em Moçambique, na África, à distância. “Eu sou casado com uma moçabicana há dez anos, conheço a África há cinco anos, já fui lá três vezes, e de todos os problemas que eu vi e que sabemos que existem lá, um dos mais graves a meu ver é a educação ambiental”, afirma Jean.

Com a ajuda de parceiros que moram no país, ele mobiliza pessoas e realiza a limpeza de praias, jardins e diversos outros locais. “Depois de um tempo fazendo esse projeto, alguns amigos começaram a me perguntar porque eu não fazia algo por aqui também”, contou Jean ao Olhar Conceito.

Assim, ele utilizou sua página Teoria Verde, criada para divulgar tudo o que acontece em Mato Grosso em relação à educação ambiental, e junto a Deajan Montanha e o grupo ‘Eu amo, Eu cuido’, fizeram a primeira limpeza, nos rios Paciência e Rio Claro, em outubro de 2015.

Atualmente, quem quer participar das limpezas pode enviar seu número para o inbox da FAN PAGE e, assim, ser adicionado ao grupo do WhatsApp. Ali eles combinam as próximas ações e como serão feitas as limpezas.

Apesar de todo o esforço, Jean sabe que seu trabalho não é suficiente. Em sua página, sempre publica posts de conscientização, pois é preciso prevenir ao invés de remediar. “Mas na nossa última publicação, por exemplo, a secretária de Meio Ambiente Ana Luiz Peterline curtiu, comentou e parabenizou nossa ação. Então é isso, estamos chamando a atenção para este tema, até mesmo das autoridades, pois sabemos que a limpeza é o final, mas muito mais deve ser feito”, explica Jean.

Quem quiser saber mais sobre as ações e participar pode acessar a FAN PAGE e falar com os organizadores via inbox, ou mesmo seguir a página e ficar atento às próximas datas de limpeza: “Nós temos os sacos, as luvas... a pessoa pode aparecer lá no dia e ser um voluntário”, finaliza o organizador.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet