Olhar Conceito

Quarta-feira, 17 de abril de 2024

Notícias | Artes visuais

Observador Inquieto

Heitor Magno leva suas recriações de patrimônios sacro-históricos para Santo Antonio do Leverger

Foto: Da Assessoria

Heitor Magno leva suas recriações de patrimônios sacro-históricos para Santo Antonio do Leverger
A intersecção cultural entre a religiosidade mato-grossense e a cultura mexicana, a partir do olhar atento do fotógrafo Heitor Magno, agora está a disposição do público de Santo Antônio do Leverger, no Centro Cultural do município. Dentre as recriações de patrimônios sacro-históricos de Mato Grosso do artista, estão também igrejas da cidade representadas. Oficinas sobre fundamentos da linguagem visual também estão previstas para os dias 27 e 28 de maio, gratuitamente.

Leia mais:

- Retratando religiosidade mato-grossense e cultura mexicana, novo barroco de Heitor Magno ganha exposição

- Ao lado de nomes como Van Gogh, Renoir e Portinari, Adir Sodré integra mostra sobre infância no MASP

Observador inquieto, Heitor Magno é um artista que não se conforma com o registro da imagem pura. Um cenário, uma paisagem capturada por ele, certamente não será mais a mesma e, a partir de sua inventividade, ganhará novos contornos, cores, intervenções diversas, pois Magno é um fotógrafo que desenha, pinta e cola.

Na mostra titulada “Santuários - Pelo Olhar de Heitor Magno”, a ideia de Heitor é levar o público a comungar da religiosidade a partir de uma ambiência surrealista, desenvolvendo um trabalho que também traz à tona o conceito de um “novo barroco”, como já avaliou o crítico de arte Willian Gama.

“Fiz registro das igrejas Bom Despacho, Matriz e São Benedito em Cuiabá, de Santo Antônio, em Leverger, e de Santana, em Chapada. Me amparei muito no fato de que o povo mato-grossense tem uma ligação muito forte com a religiosidade”, explica Heitor Magno.

Incentivo cultural

O projeto aprovado pelo edital Circula MT representa um marco em sua carreira. “É um divisor de águas. Esse incentivo é muito importante para que eu possa mostrar minha arte”, declara.

Além da exposição, haverá também uma oficina que será realizada nos dias 27 e 28 de abril, das 9 às 10h, no Centro Cultural. No conteúdo ministrado, conceitos como a importância dos fundamentos da linguagem visual para a realização de obras visuais; a fotografia como linguagem documental e artística, princípios básicos de composição aplicados à fotografia e técnica de sobreposição de imagem no photoshop.

Para participar, basta levar uma máquina fotográfica ou celular com câmera. As oficinas são gratuitas e as inscrições podem ser feitas pelo e-mail heitorfotografo@gmail.com. A próxima cidade a receber a exposição é Chapada dos Guimarães.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet