Olhar Conceito

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Literatura

prêmio de literatura

História de cuiabano filho de nordestinos é contada em 24 poemas do livro 'Norte'

Foto: Reprodução / Norte

História de cuiabano filho de nordestinos é contada em 24 poemas do livro 'Norte'
O primeiro livro do professor de Tangará Everton Almeida Barbosa, ‘Norte’, é um dos vencedores do Prêmio Mato Grosso de Literatura, e será lançado em abril de 2016. Reunindo 24 poemas e falando sobre a identidade cultural de um cuiabano com pais nordestinos, a obra será publicada pela Carlini e Caniato Editorial.

Leia mais:

Irmãos de Cuiabá unem talento na escrita e ilustração para lançar livros infantis
História de Liu Arruda e o momento político de Cuiabá em sua época são contados em livro

Everton tem 35 anos, nasceu em Cuiabá e atualmente mora em Tangará da Serra, onde trabalha como professor universitário. Ele começou a escrever ainda adolescente, mas ‘Norte’ é seu primeiro trabalho literário.

O livro começou a ser escrito de forma despretensiosa, quando em 2009 o autor esboçou um poema sobre a cultura nordestina: “Quando escrevi um ou dois poemas já direcionados ao tema, comecei a persegui-lo mais frequentemente quando escrevia”, contou Barbosa.

Assim, em todos os poemas ele mostra a perspectiva de um filho de nordestinos nascido em Cuiabá e que, a todo o momento, lida com as diferenças culturais. “Produzindo a poesia, o eu lírico procura produzir também sua própria identidade e maneira de ver o mundo”, disse o autor.

Para chegar aos 24 poemas do livro, foi preciso dedicação: “Já havia escrito poemas antes, mas decidi num determinado momento por escrever diariamente para tentar desenvolver uma forma particular de escrita e de perspectiva. Foi também um exercício de auto-análise. Depois de certo tempo, consegui definir a forma e o ponto de vista que eu esperava e, a partir daí, comecei a pensar num livro e escrever poemas direcionados a isso”, finalizou.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet