Olhar Conceito

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Ícones Cuiabanos

Ícone Cuiabano

Jejé de Oyá é declarado patrono do colunismo social mato-grossense

Foto: Reprodução

Jejé de Oyá é declarado patrono do colunismo social mato-grossense
A irreverência venceu o preconceito, o talento venceu a desigualdade e assim veio o reconhecimento pelos mais de 30 anos de registro da cuiabania e história da capital mato-grossense por meio do colunismo social. No último 11 de janeiro, a Assembléia Legislativa do Estado de Mato Grosso (ALMT) imortalizou o personagem da vida real Jejé de Oyá como Patrono do Colunismo Social Mato-grossense.

Leia mais:
Morre o colunista e ícone do carnaval cuiabano Jejé de Oyá
Amigos prestam última homenagem a Jejé e relembram sua alegria, carisma e coragem

Em projeto de lei do então presidente da ALMT, Guilherme Maluf, o ícone do carnaval cuiabano e pioneiro do colunismo social de Mato Grosso, Jejé de Oyá foi declarado Patrono da atividade que exerceu por mais de 30 anos.

Em justificativa a homenagem, Guilherme Maluf referenciou sua trajetória de vida e luta contra o preconceito. Nascido pobre, negro e assumindo-se gay em um cenário de discriminação temporal, Jejé se firmou como profissional e referência pelo talento.

Em trecho do projeto de lei, Maluf diz que “Jejé de Oyá foi testemunha ocular de vários momentos históricos e sociopolíticos de Mato Grosso”.

Debilitado já há algum tempo, o colunista faleceu no dia 11 de janeiro em decorrência de uma parada respiratória sem idade confirmada, já que não revelava seus anos de vida.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet