Olhar Conceito

Quarta-feira, 08 de maio de 2024

Notícias | Política Cultural

legado

Liceu Cuiabano, colégio onde estudou Pedro Taques, comemora 135 anos de existência

Foto: GCom

Pedro Taques no Liceu Cuiabano

Pedro Taques no Liceu Cuiabano

Centro e trinta e cinco anos de história foram comemorados no último sábado (3), pelos alunos, ex-alunos, funcionários e ex-funcionários do Colégio Liceu Cuiabano. A escola, que já teve como professores Isaac Póvoas, Cesário Neto, Nilo Póvoas e outras personalidades, também teve alunos ilustres, como o atual governador Pedro Taques.

Leia mais:

Mais antiga escola de Cuiabá, Liceu ainda preserva imponência e beleza

Atualmente, são cerca de 1600 alunos que estudam lá diariamente e, segundo Alceu Trentin, educador da instituição há 23 anos, cerca de 500 se formam a cada ano. “Isso mostra a importância que a escola tem em suas formações, criando esse laço com a comunidade escolar.

A Escola Estadual Liceu Cuiabano Maria de Arruda Muller nasceu em 3 de dezembro de 1879, e no início só atendia a elite da capital mato-grossense. De acordo com a assessoria, sua primeira sede foi na Praça Ipiranga, onde fica o Ganha Tempo, e ela também já passou pelo Palácio da Instrução e pelo prédio dos Correios, no Centro.

Em 1944, então, ganhou sede própria, em seu endereço atual no bairro Quilombo, onde ocupa um quarteirão inteiro. Em 1998, passou a ser conhecida como Escola Estadual de I e II Graus Liceu Cuiabano “Maria de Arruda Muller”, homenagem dada para a professora e esposa de Júlio Muller.

Na comemoração dos 135 anos, diversos ex-alunos que guardam carinho pela instituição voltaram para visitá-la. É o caso, por exemplo, de Garcia, Kécia Ferreira, Altamara Vital, Pâmela Lemes e Luiza Helena, que se formaram em 2009. “Nunca mais tínhamos ficado juntas dentro do colégio e essa foi nossa oportunidade para relembrar cada pedaço do Liceu”, disseram.

Suleima Moraes, servidora da Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc-MT) também estava presente. Ela é ex-aluna e também já foi professora do Liceu. “Tive uma vida intensa aqui. Estudei, depois cursei letras e voltei como professora, com uma emoção muito grande de dar aula nas salas que eu estudei, encontrar meus ex-professores e ser colega deles”, lembrou.

O dia de comemoração teve conversas entre os alunos e professores, e se estendeu até a noite, quando foi finalizada com um desfile afro.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet