Olhar Conceito

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Literatura

inovação

Livro didático infantil utiliza animais do Pantanal para auxiliar na alfabetização de crianças

Foto: Reprodução / Da Assessoria

Livro didático infantil utiliza animais do Pantanal para auxiliar na alfabetização de crianças
Ensinar a ler e escrever ao mesmo tempo em que se ensina sobre um dos principais biomas de Mato Grosso, o Pantanal, é o objetivo do livro didático infantil “Conhecendo a Fauna do Pantanal de A a Z”, desenvolvido pelas professoras Iraci C. Romagnolli Dias e Teresinha Helena da S. Ferreira e publicado pela Carlini e Caniato.

Leia mais:
Professor fundador da UFMT lança primeiro livro de trilogia nesta terça-feira

Utilizado em diversas escolas particulares de Cuiabá, o livro chegou a sua terceira edição em 2012. Ele foi utilizado, por exemplo, na alfabetização dos alunos do Colégio Salesiano Santo Antônio, onde a autora Irace dava aulas desde 2011. Foi com a experiência na escola que surgiu a ideia da professora para desenvolver a obra, criando uma forma diferente de ensino.

O livro tem 240 páginas e é dividido em 26 unidades temáticas (número de letras do alfabeto). Cada unidade tem um animal em destaque, que representa a letra inicial de seu nome, e que centraliza as questões trabalhadas junto aos alunos, com situações de observações sobre quantidades de letras, letras repetidas, letras iniciais, letras finais, maior e menor palavra, quantidades de sílabas, etc.

A autora Iraci nasceu em São Paulo, mas viveu em Cuiabá e no Rio de Janeiro. Faleceu em 2016 depois de escrever outros livros, e deixou ainda um livro com lançamento previsto para julho. Já Teresinha nasceu em Minas Gerais e desde 1970 começou a alfabetizar crianças da rede pública em Mato Grosso.

O livro “Conhecendo a Fauna do Pantanal de A a Z” está disponível AQUI.

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet