Olhar Conceito

Domingo, 12 de maio de 2024

Notícias | Música

da nossa terra

Manú Paiva conta sobre participação no The Voice e declara que agora nasce uma nova carreira

Foto: Rogério Florentino Pereira / Olhar Direto

Manú Paiva em entrevista nesta quarta, 02/02

Manú Paiva em entrevista nesta quarta, 02/02

O sorriso e os olho cheios de esperança da garota de 14 anos só provam uma coisa: o The Voice Kids foi apenas o começo. Depois de ter sido eliminada do Reality Show Musical da Rede Globo no último domingo (28), Manú Paiva voltou para Cuiabá e começa a organizar a agenda da carreira que, segundo ela, “nasceu de novo depois do programa”.


Leia mais:
Manu Paiva ganha admiração de Léo, mas sai do The Voice Kids; cantora se apresenta hoje em VG
Representante de Cuiabá se apresenta no The Voice Kids

Ela nasceu em Campo Grande, mas aos cinco anos de idade se mudou para a capital de Mato Grosso, onde começou a se profissionalizar. “Eu comecei a cantar aos quatro anos, na igreja lá em Campo Grande. Quando mudei pra cá, achei uma igreja e comecei a cantar também”, contou Manú em entrevista ao Olhar Conceito.

Ali, ela continuou cantando todos os domingos, e aos poucos começou a ser chamada para se apresentar em casamentos, congressos e eventos em geral. Quando completou dez anos, a mãe Glaucia Paiva já enxergava seu potencial: “Eu coloquei ela para fazer aula de canto no Conservatório Dunga Rodrigues, e aos poucos ela foi ganhando acompanhamento de mais profissionais”, contou a mãe. “No início, ela gostava muito de cantar em inglês, mas não sabia. Então vinha um professor em casa só pra ensinar as pronúncias pra ela. Depois eu fiquei com dó, e coloquei na aula de inglês mesmo pra ela saber o que estava cantando”.

O reconhecimento foi vindo aos poucos. Por meio de um vídeo caseiro que seu pai postou no Youtube, por exemplo, ela foi achada por um produtor de Boston e convidada para participar do musical Wunderkidz, junto a outras nove crianças do mundo. “No começo a gente achou que era brincadeira. Só depois, quando ele mandou o modelo de contrato, a carta da embaixada e as passagens aéreas para ir pra Argentina que caiu a ficha mesmo”, contou Gláucia.


Manú Paiva no Wunderkidz (Foto: Arquivo Pessoal)

Isso aconteceu em 2014, e na época Manú passou cerca de um mês na Argentina apresentando o musical: “Foi muito difícil, porque eu fui representando o Brasil e o samba. E eu não sabia sambar, tive que fazer aula. Além disso, fiz aulas para cantar em espanhol”, contou. “Mas foi uma experiência ótima, porque tinha criança dos Estados Unidos, Austrália, Nigéria, Israel... e a gente tentava se comunicar em inglês e espanhol. Mas tinha um menino, o de Israel, por exemplo, que só falava hebraico. E mesmo assim a gente se comunicava e todo mundo ficou amigo”.

Agora, Manú faz parte do elenco, que este ano viaja para os Estados Unidos para se apresentar, e que vai passar pelos países de todos os participantes. “Eu tô muito feliz. A gente vai pra Nova Yokr, Boston, Chicago e Miami este ano, e meu sonho sempre foi conhecer Nova York”, comemorou a menina.

A linguagem nunca foi uma barreira para a cantora. Além de inglês e espanhol, ela já chegou a cantar em italiano, latim e até em japonês, nas apresentações que sempre fez pela cidade. No festival de música de sua escola de inglês, por exemplo, ela foi campeã em dois anos consecutivos.

The Voice Kids


Manú Paiva com Ivete no The Voice (Foto: Reprodução)

Com tantas comemorações na bagagem, um reality show era o que faltava para a menina. Ela assistia ao The Voice Kids de outros países como Alemanha e Portugal pela internet, e até chegou a se inscrever em um show de talentos de outro canal: “Mas o tempo passa e a gente vê nossa evolução, né? Hoje vejo que na época que me inscrevi eu não tinha tanta técnica”, explicou.

A notícia do The Voice Kids Brasil veio por uma tia, e a inscrição foi instantânea: “Entrei no site, respondi ao questionário e mandei um vídeo cantando Listen, da Beyoncé. Depois de seis meses eles mandaram a resposta para eu ir participar da primeira seletiva em Brasília”. Lá, contou Manú, ela também não ficou sabendo do resultado. Esperou mais seis meses para receber a notícia de que iria para as audições às cegas.

No dia de sua apresentação, Manú cantou ‘Who’s loving you’, do Jacksons Five. Segundo a garota, ela nem percebeu quando as cadeiras viraram: “Porque aquele barulho da cadeira virando não tem lá, é só na TV, e eu estava tão concentrada na música e olhando pra plateia, que só no final eu vi que os três tinham virado. E foi aquilo que a Ivete disse, que a emoção poderia me atrapalhar a chegar aos tons certos, então eu tentei controlar”.

Para a mãe, a emoção foi tão grande quanto: “Eu acho que a maioria das mães sente o mesmo, porque conversando com as outras elas me falaram. Eu estava vendo ali, mas estava meio aérea, em choque. Depois o Thiago [Leifert] falou que todos viraram, e aí que eu percebi”, contou Glaucia.

A escolha de Ivete Sangalo já era premeditada: “Desde que eu soube quem seriam os jurados eu já queria a Ivete, porque eu sou fã dela, acho muito diva!”, afirmou Manú. “Mas na hora dá uma dúvida, porque todos foram muito legais. Essa é a parte ruim de os três virarem”.

Mesmo com a eliminação no último domingo, quando cantou ‘Say Something’ junto a Madú e Daniel, a campo-grandense não se arrependeu de sua escolha: “Eu acho que se fosse pra eu ficar, ficaria de qualquer forma, em qualquer time”.

Agora a menina investe na carreira pessoal. Na próxima quinta-feira (3), por exemplo, ela se apresenta na Casa do Parque, a partir das 19h30. “Vai ter um repertório bem eclético, de Amy Winehouse a Ana Carolina”, afirma. Manú ainda conta que agora está consolidando sua equipe, sua nova banda e todo o acompanhamento profissional para que o The Voice seja apenas uma de suas grandes conquistas.

Saiba mais sobre a Manú Paiva pelas redes sociais: Fan Page, Instagram, Twitter, Página do Youtube. 

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet