Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Olynto Gonçalves

dia do cirurgião plástico

Michelângelo da Cirurgia Plástica: Professor Ivo Pitanguy

Foto: Reprodução / Olyntho Gonçalves

Michelângelo da Cirurgia Plástica: Professor Ivo Pitanguy
“Há homens que lutam um dia e são bons ,
há outros que lutam um ano e são melhores ,
há aqueles que lutam muitos anos e são muito bons. Porém há
aqueles que lutam toda a vida. Estes são imprescindíveis .

(Brecht)


E assim , há mais ou menos 86 anos, lá nas montanhas mineiras , nasce mais um brasileiro prodígio, predestinado por Deus a marcar seu nome na história da medicina mais precisamente na cirurgia plástica brasileira e mundial . Nem se quisesse negar essa brasilidade conseguiria esconder-se por detrás deste típico nome indígena, de origem Caiapó , pois Pitanguy pra quem não sabe significa Rio das crianças para esta tribo.

Este lado indígena deu se pelo fato da eufórica corrida em busca das pedras preciosas, ouro e diamante pelas terras mineiras onde diversas famílias adotaram sobrenomes indígenas movidas por uma grande onda nacionalista da época.
Desde a infância, criado num mundo de muito amor e refinada intelectualidade passava seus dias infantes a ouvir histórias e poesias recitadas por sua mãe sendo a principal responsável por essa paixão pelas letras . Logo na juventude fazia parte do seu rol de leitura autores e pensadores como : Marco Aurélio, Shakespeare, Goethe, Machado de Assis, Camões, Castro Alves, Guerra Junqueiro, Eca de Queiroz, José de Alencar, Rui Barbosa , Rilke, Baudeleire e tantos outros .

A tendência inicial pela medicina pode ter sido despertada pelo seu pai cirurgião geral , um homem sonhador, vivo, que amava a humanidade que praticava a medicina quase como sacerdócio assim descrito pelo próprio Prof. Pitanguy.

A família era extremamente ligada uns aos outros , muito unidos, porém o mundo imperiosamente o chamava e as montanhas de Belo Horizonte começaram a ser barreiras que teriam que obrigatoriamente ser transpostas um dia . Não sabia ele como colocar isso pros pais , julgando-se talvez como um filho ingrato caso deixasse seu lar. Foi quando o exército o livrou de um penoso problema e sem tantos remorsos teve que ser convocado a servir nos Dragões da Independência . Portanto o Pitanguy Rio de crianças foi assim desaguar em outro rio , o Rio de Janeiro.

Brasília ainda não existia , a capital federal Rio de Janeiro já pulsante trouxe uma outra atmosfera a ser inspirada por ele, além do curso na melhor faculdade de medicina da época a da Praia Vermelha hoje atual Universidade Federal do Rio de Janeiro , localizada no bairro da Urca e por que não dizer junto a um dos mais célebres e belos cartões postais do mundo, o Pão de Açúcar .

Tempos depois novos horizontes agora iriam impulsionar o jovem cirurgião Ivo Pitanguy , quando decidiu ir estudar nos Estados Unidos partindo com uma bolsa de estudos pro Hospital Bethesda com Dr Longacre , em Cincinatti – Ohio , em busca de algo a mais numa época em que a cirurgia plástica ainda não era reconhecida como especialidade médica. Na mesma época , freqüentou a Clinica Mayo, em Minnesota, e o serviço de cirurgia plástica do Dr. John Marquis Converse em New York . Freqüentou outros serviços como quando esteve no Hospital de Nanterre em Paris onde retornou a ser estudante numa sede sem fim por se aperfeiçoar mais e mais que culminou quando esteve em Londres no convívio direto com os mestres Sir Harold Gillies e Sr Archibald Mc Indoe .

Com toda esta bagagem tamanha de conhecimento retorna ao Brasil com necessidade e missão de ensinar dizendo com suas próprias palavras :

- Sempre gostei de transmitir meus conhecimentos e aprender com o dos outros, uma espécie de missão que continuo levando adiante. Sinto que ensinar, criar uma escola, difundir o que aprendemos é responsabilidade inerente a quem acredita deter algum saber , nada é mais revigorante para o conhecimento do que transmití-lo.

Além de mestre da cirugia plástica sempre foi amante da natureza e dos animais possuindo uma infinidade deles sendo a maioria criados soltos em sua ilha particular em Angra dos Reis. A vida inteira passou se exercitando se tornando excelente cavaleiro além dos esportes radicais como mergulho e esqui na neve . Não podemos esquecer que o mesmo praticou yoga, jiu-jitsu e é faixa preta em caratê no nível terceiro dam além de praticar tênis, pilotar aviões , lanchas e tantas outras coisas que o inquieto Dr. Ivo Pitanguy faz e nem sabemos.

Foi nesta época áurea que pela primeira vez o vi numa revista, eu ainda muito criança me deparo com aquele personagem, cirugião plástico , “vivendo” numa ilha , de mar e céu azul claro , cercado por um paraíso de plantas , animais e praticando esportes . Nunca imaginaria que eu, menininho do bairro Popular, deitado na sua rede cuiabana , lendo e mergulhando naquelas belas fotos da velha revista Manchete, iria um dia ter a honra de aprender, colher e trabalhar diretamente ao lado deste ícone , emociono-me só de escrever , revivendo esta cena de infância.

Nunca foi e nunca será uma pessoa comum, sempre apaixonado pelas artes , suas aulas transcendem seus ensinamentos técnicos exclusivos extraídos de seus bisturis e tesouras mas encerram valiosos ensinamentos sobre arte extraída dos pincéis , aquarelas , tintas óleo e cinzéis . Uma analogia entre a técnica pura e a arte , entre o artista e o cirurgião plástico numa prova pétrea de que a vida imita a arte e a arte imita a vida numa mão dupla.

Sem dúvida nenhuma é o maior cirurgião plástico vivo reconhecido em todo mundo como tal.

Passa-se o tempo e ele continua altivo , sorriso e os olhos brilhantes de um menino. Aliás pra mim o tempo não existe, a idade é secundária, porque temos o tempo que propomos ter desde que saibamos viver de acordo com esse tempo.

Certamente Pitanguy é um gênio, destes que demoram a aparecer novamente pelo nosso planeta Terra . Neste instante lembro me de uma aula por mim proferida na Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica no Rio de Janeiro explicando toda a técnica de redução das mamas obedecendo as diretrizes de Pitanguy. Foi quando percebi no final da minha elaboração algo que ainda não tinha enxergado e coloquei minha última projeção estes dizeres da minha reflexão em cima desta sua técnica : a genialidade pode muitas das vezes fazer parte da erudição , da elucidação de enigmas na elaboração de teses e outras complexidades . Porém muito mais se faz presente no fato de desvendar tais complexidades e convertê-las em simples atos práticos, simples e objetivos . E assim fez e ainda faz nosso mestre maior , Ivo Hélcio Jardim de Campos Pitanguy.

*Olyntho Gonçalves Neto é cirurgião plástico, Membro Efetivo da Associação dos Ex Alunos do Prof. Ivo Pitanguy- AEXPI, Membro Especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e Pós Graduado em Cirurgia Plástica pela Pontifícia Universidade Católica PUC- RJ. Ele escreve para o Olhar Conceito às quartas.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet