Olhar Conceito

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Ícones Cuiabanos

nesta manhã

Morre o colunista e ícone do carnaval cuiabano Jejé de Oyá

Foto: Reprodução

Morre o colunista e ícone do carnaval cuiabano Jejé de Oyá
Faleceu na manhã desta segunda-feira (11) o colunista José Jacinto Siqueira de Arruda, conhecido como Jejé de Oya. Ícone do carnaval cuiabano e do colunismo social, Jejé estava há algum tempo vivendo numa clínica geriátrica no bairro Boa Esperança e passava por dificuldades financeiras.

Segundo Francisco Faiad, Jejé faleceu por volta das 9h da manhã e ainda não há informações sobre o velório e enterro. O colunista teve uma parada respiratória e morreu a caminho do hospital.

Mais informações em instantes.

Leia mais:

Destemido, irreverente e sarcástico: Jejé de Oyá, o colunista social que apavorou Cuiabá por mais de 30 anos
Mais antigo colunista social e mito do carnaval de Cuiabá, Jejé de Oyá está internado e precisa de ajuda

Um dos primeiros a se assumir homossexual em Cuiabá, negro, Jejé nasceu pobre e foi adotado porque sua mãe era doente mental e não tinha condições de cuidar dele. Irreverente, enfrentou a sociedade conservadora desde o início da vida, quando ao terminar os estudos em um Colégio Salesiano vestiu a batina do padre para rezar uma missa em latim - e quase terminou expulso.

Por desafiar os padrões e conhecer todos os ‘segredos’ da cuiabania, Jejé ficou conhecido e se tornou um dos maiores colunistas sociais da cidade a partir da década de 60. Antes, sob o pseudônimo de ‘Dino Danuza’, e depois assumindo a identidade, o ícone não tinha papas na língua, que puxava o cuiabanês ao pedir um pêtche com matchitche. Apesar de ter nascido em Rosário Oeste, Jejé era de tchapa e cruz.

Os colunistas sociais da atualidade se inspiravam em sua coragem. Para Valdomiro Arruda, colunista social do Diário de Cuiabá, Jejé é “um ícone do colunismo social, e tanto eu quanto outros colunistas nos espelhamos nele. Ele desafiava a sociedade e a gente herdou algumas de suas tiradas que usava em seu trabalho. Todos têm um pouco de Jejé”, afirmou em entrevista ao Olhar Conceito. “Foi uma grande perda para o colunismo e para Cuiabá”.

12h11 - O prefeito em exercício decretou luto oficial pelo falecimento de Jejé. 


Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet