Olhar Conceito

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Gastronomia

pequeno produtor

Movimento 'Slow Food', que prioriza produtos 'bons, limpos e justos', tem primeiro encontro em Cuiabá

Foto: Isabela Mercuri / Olhar Conceito

Movimento 'Slow Food', que prioriza produtos 'bons, limpos e justos', tem primeiro encontro em Cuiabá
O primeiro encontro dos associados da Slow Food Cuiabá aconteceu no final da tarde da última quinta-feira (25), no restaurante Mãe Natu, em Cuiabá. No evento, estiveram presentes pequenos produtores e donos de estabelecimentos que acreditam na premissa da associação: ter um produto bom, limpo e justo.

Leia mais:

Há 12 anos no mercado, proprietária de restaurante vegetariano acredita que nova geração se preocupa mais com a saúde
Mahalo lança Prato da Boa Lembrança 2016 com receita de costela criada pelos cozinheiros da casa

O presidente da Associação é o mestre queijeiro Pollaccia, que veio da Itália há três anos, local onde nasceu o movimento. “O Slow Food é um movimento inovador nascido na Itália, em defesa do pequeno produtor e dos produtos de qualidade”, explica o presidente.

Em Cuiabá, o movimento começou a ganhar força no final de 2015, quando aconteceram as primeiras reuniões. Atualmente, são oito produtores e restaurantes que trabalham, juntos, por esta causa.

“A ideia do slow food é que o alimento seja bom, limpo e justo. Bom porque tem que ter alta qualidade, melhor do que os industrializados, limpo porque deve respeitar a natureza, as pessoas e os animais, e justo porque o preço que se cobra deve ser justo com o consumidor, assim como o preço que se paga deve ser justo com o produtor”, lembra Pollacchia.

 

O primeiro encontro foi um chá da tarde, que aconteceu das 17h às 19h e onde os presentes puderam provar delícias como iogurtes de búfala e cabra, queijos com meses de maturação, bolinhos de queijo, cookies, bolachinhas e muito mais, tudo feito de forma ‘slow’. Estavam presentes exemplares do Bistrô de Raiz, Mãe Natu, Paneteria Tabacchi, Casarão da Dega, Estância Caprabom, Sítio Monjolim, Acácia Cozinha Criativ e Joaquim (produtor de leite de búfala de Jangada), além de alguns Chefs da Aliança do Cozinheiro.

Segundo Pollaccia, esta aliança foi feita para conscientizar os chefs e cozinheiros da cidade dos benefícios de utilizar produtos de pequenos produtores. Atualmente, já participam cerca de dez pessoas.

O Slow Food pretende fazer eventos do tipo a cada quinze dias. Mais informações podem ser obtidas na FAN PAGE do grupo.

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet