Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Artes Cênicas

sábado

MT Escola de Teatro inicia atividades com espetáculo aberto ao público e ritual ao deus do teatro

Foto: Divulgação

MT Escola de Teatro inicia atividades com espetáculo aberto ao público e ritual ao deus do teatro
Neste sábado (04) iniciam-se as atividades da MT Escola de Teatro. Em comemoração, será apresentado o espetáculo “Prego na Testa”, aberto ao público com o ator Hugo Possolo, do grupo paulista de teatro Parlapatões, as 20h no Cine Teatro Cuiabá. Durante o dia, rodas de conversas, e demais atividades preenchem a grade do primeiro dia de aula, dentre elas um ritual em oferta a Dionísio, o deus do teatro.

Leia mais:
Festa performática terá 'love bondage', dança pós contemporânea, apresentação de Almerinda e mais

No espetáculo, Hugo interpreta sete personagens extravagantes, carregados de um humor desconcertante que leva à reflexão. Desdobrando-se em várias figuras, o ator dá vida a tipos de pessoas que estão em qualquer metrópole, criando enorme empatia com o público. A apresentação será aberta a comunidade com entrada mediante doação de dois quilos de alimentos por pessoa, que devem ser entregues na bilheteria do Cine Teatro Cuiabá.

O coordenador pedagógico da Associação dos Artistas Amigos da Praça (Adaap), Joaquim Gama comenta que a inspiração para esse primeiro dia surgiu da própria origem do teatro, que está vinculada aos rituais e encontros entre pessoas.

"Receberemos essa primeira turma da MT Escola de Teatro com um ritual que fará um brinde a Dionísio, o deus do teatro. É um momento em que chamamos a atenção para questões ligadas ao ofício do artista da cena", explica. A Adaap é a instituição responsável por desenvolver o sistema pedagógico utilizado em Mato Grosso.

Além do ritual do pão e do espetáculo, especialistas de Mato Grosso, e também de outras partes do Brasil, irão compor uma mesa para apresentar e debater as bases do projeto, além de abordar estratégias de descentralização da produção artística mato-grossense.

"Os novos profissionais passarão dois anos na Escola, em um processo intenso de formação", comenta Joaquim. A Adaap administra a SP Escola de Teatro, uma das maiores e mais conceituadas escolas de artes cênicas da América Latina.

A criação da MT Escola de Teatro é parte integrante das ações do Cine Teatro e foi incluída pela Secretaria de Estado de Cultura (SEC) no último edital de gestão compartilhada do espaço, administrado pela Associação Cultural Cena Onze.


MT Escola de Teatro

A MT Escola de Teatro oferecerá, no total, mais de mil vagas, considerando os cursos de curta de duração, chamados de cursos de extensão, e os cursos de longa duração voltados a pessoas que têm o objetivo de se profissionalizar.

"Os alunos selecionados terão acesso ao que existe de melhor, no Brasil e exterior. Não é exagero, já que a MT Escola utilizará uma metodologia de ensino que vem sendo adotada por algumas das principais universidades do mundo e terá, como docentes, profissionais de reconhecido destaque. Alem de atores e diretores, a Escola também terá como foco a formação de técnicos, com o objetivo de prepará-los e inseri-los no mercado de trabalho", ressalta o secretário de Estado de Cultura, Leandro Carvalho.

O processo seletivo da MT Escola de Teatro recebeu um total de 660 inscrições e foi realizado em dois momentos distintos. No primeiro, os candidatos passaram por entrevistas presenciais. No segundo momento, os 112 candidatos aprovados participaram do Seminário de Apresentação e compareceram aos Ateliês de Criação, fase classificatória e eliminatória.

Foram ofertadas, no total, 55 vagas para os seguintes cursos: atuação (20), cenografia e figurino (05), direção (05), dramaturgia (05), iluminação (05), sonoplastia (05) e produção cultural (05). As aulas serão ministradas no Cine Teatro Cuiabá, aos finais de semana, podendo haver atividades pedagógicas durante a semana.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet