Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Tecnologia

vídeo, imagem e games

Nova 'Escola de Efeitos Visuais' de Cuiabá é autorizada da Adobe e tem aulas para todas as idades

Foto: Rogério Florentino Pereira / Olhar Direto

Sala de aula da Gracom Cuiabá

Sala de aula da Gracom Cuiabá

Uma nova opção para quem é fissurado em games, cinema, manipulação de imagens, ou simplesmente quer mudar de profissão chegou a Cuiabá no último mês de novembro. A ‘Gracom – Escola de Efeitos Visuais’ abriu suas portas e, desde o início de janeiro, cerca de trezentas pessoas – de 10 a 64 anos – já começaram a aprender novas técnicas.

Leia também:
Sócios criam site de busca que mostra empresas e profissionais de Cuiabá aos clientes que os procuram

A escola é AATC (Adobe Authorized Training Center – Centro Autorizado de Treinamento da Adobe) e é uma franquia nacional, que nasceu na cidade de Fortaleza (Ceará), e hoje já conta com mais de vinte e três unidades no Brasil. Dentre os alunos estão tanto designers, publicitários e cineastas que buscam uma certificação, quanto pessoas que querem aprender novas funções, ou crianças, já que as turmas aceitam pessoas de no mínimo dez anos de idade.

Atualmente, a unidade da Gracom em Cuiabá oferece apenas um dos cursos, o ‘Open CG’, ou seja, Computação Gráfica, que é o mais abrangente. “O curso é profissionalizante, tem duração de dois anos e oito meses e o aluno recebe, no final, uma certificação oficial da Adobe”, explica o gerente da unidade cuiabana, Wagner Magela, 32.


Wagner Magela, gerente em Cuiabá (Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto)

No total, são 384 horas de curso divididas em três módulos: a unidade ‘Impressa’, que engloba conhecimentos sobre InDesign, Photoshop e Illustrator, a unidade ‘Web’, que ensina ferramentas para dominar a criação de sites, e a unidade ‘Vídeo e 3D’, voltada para edição de vídeos com os programas Première, AfterEffects, além de conhecimentos sobre a criação de imagens em 3D.

Para além deste curso profissionalizante, a Gracom também vai oferecer Workshops durante o ano, voltados, por exemplo, para desenvolvimento de games. As aulas do ‘Open CG’ acontecem duas vezes na semana, às terças e quintas ou às quartas e sextas, com duração de 1h30 cada aula, ou aos sábados, com duração de 2h30. Existem turmas de manhã, à tarde e à noite.

“Nossas turmas tem 30 vagas, sendo um aluno por computador, e em cada aula temos um professor e um monitor que fica monitorando os estudantes”, explica o gerente. Além das aulas, eles também têm acesso a um cyber, onde podem fazer os trabalhos se preciso, uma sala de jogos e, no futuro, a escola também vai oferecer um estúdio de filmagem com Chroma key e uma sala de projeções.

“Ao contrário do que pode parecer, este não é um curso básico, mas sim um curso abrangente. Todos os alunos devem passar por todas as etapas para se tornarem um profissional completo”, explica o gerente. Os conhecimentos do estudante podem, por exemplo, levá-lo a se tornar um estagiário da própria Gracom (e, assim, não ter que pagar a mensalidade por um tempo), ou a ser empregado em uma empresa da área. Para isso, a escola criou a CNT.


Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto

“A CNT é a Central de Novos Talentos. Depois de três meses de curso, os alunos que quiserem podem participar de uma palestra sobre como criar um portfólio e, nesta palestra, convidamos empresas do ramo, que buscam tanto estagiários quanto profissionais”, afirma Wagner. Além disso, durante todo o curso, os alunos fazem ‘visitas técnicas’ a empresas parceiras, para conhecer a prática e o dia a dia destes trabalhos.

A Gracom faz parcerias com escolas e empresas, e oferece bolsas ou descontos para estudantes cadastrados, por isso, os preços são variáveis, mas a mensalidade pode custar a partir de R$299. Quem quiser conhecer as opções de horários e aulas da escola, pode visitar a unidade Cuiabá.


Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto

Serviço

Gracom – Escola de Efeitos Visuais
Avenida Getúlio Vargas, 1372 – Ao lado dos Correios
Mais informações: (65) 2136 0968; FAN PAGE; SITE
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet