Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Música

16% são associados

Nova gestão de conselho regional de músicos investe em benefícios para atrair mais associados

Foto: Reprodução / Ilustração

Nova gestão de conselho regional de músicos investe em benefícios para atrair mais associados
Eleito no último dia 17 de junho, o músico com 30 anos de carreira, Paulo César da Silva quer mudar a realidade dos profissionais da música de Mato Grosso, já que segundo ele, a gestão anterior deixou o setor parado. Nomeado em eleição indireta, o novo presidente da Organização de Músicos do Brasil de Mato Grosso (OMB-MT), quer aumentar seus associados e diminuir a hostilidade com as fiscalizações.

Leia mais:
Poconeana de treze anos é aprovada em Orquestra Ciranda Mundo, mas precisa de flauta profissional

Com uma população de músicos próxima dos 30 mil, a ordem que possui apenas 5 mil destes cadastrados, aposta na moderação quanto as fiscalizações internas para evitar conflitos e atrair novos associados. “Nós não vamos mais fiscalizar os daqui, só os que vem de fora pra tocar, vamos mais investir na ajuda a eles. Por exemplo, consultório médico com 50% de desconto", declara o novo presidente.

Paulo César explica que o presidente nacional, eleito no início do ano (2016), trouxe novas medidas para aproximar os músicos, como aposentadoria após 25 anos de trabalho (lei aprovada nacionalmente) e benefícios médicos, odontológicos e jurídicos, além de parceria com o Sesc e direito ao seguro desemprego.

O cadastro na ordem para o exercício da profissão no estado de Mato Grosso deixou de ser obrigatório em 2010, quando foi concedida uma liminar coletiva aos músicos estaduais. Quanto ao pagamento da anuidade para os associados, o presidente estadual explica que está mantida a obrigatoriedade do pagamento.

“Em 2014 eles tentaram proibir a cobrança de anuidade e não conseguiram. Por isso, muitos não se associam. Atualmente o valor da carteira de associado, já com anuidade é de R$350, enquanto o valor anual é de R$150”, informa Paulo Cesar.

O presidente ainda deixa claro que a ordem é para todos os profissionais da música, independente do gênero atuante. "Atualmente tem cinco mil músicos cadastrados, mas são mais de trinta mil no estado dentre profissionais, os por hobby e os gospels, que tocam na igreja. A Ordem é pra todos eles."

**Colaborou Isabela Mercuri.

Serviço

Ordem de Músicos do Brasil de Mato Grosso
Rua Arquimedes Pereira Lima, 2439 - ao lado da Band
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet