Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Turismo

Parque Natural Municipal Flor do Ipê

Novo Parque em Várzea Grande terá trilhas suspensas para contemplação da natureza

Foto: Assessoria/ SEMA-MT

Novo Parque em Várzea Grande terá trilhas suspensas para contemplação da natureza
Um novo parque de contemplação da natureza será criado em Várzea Grande, o “Parque Natural Municipal Flor do Ipê”. Inicialmente, ele deve ser inaugurado em fevereiro e ficará no bairro de mesmo nome, próximo à ponte Sérgio Motta, divisa com Cuiabá. No total, o parque terá 19 hectares, sendo quatro de trilhas suspensas dentro da mata.

Leia mais:
Depois de aventura até a Bolívia, grupo de ciclistas de MT organiza pedalada pela transpantaneira
Obras na Salgadeira são retomadas, mas podem parar por mais um ano se contrato for cancelado

A criação do Parque é de responsabilidade do município de Várzea Grande em parceria com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema). De acordo com Alexandre Batistella, coordenador de Unidades de Conservação da Sema, essa é uma grande notícia por dois motivos: "O primeiro é sem dúvida o compromisso da gestão municipal de Várzea Grande em garantir a conservação para as próximas gerações de um espaço rico em biodiversidade e hoje quase extinto, que é a várzea. O segundo é estruturar uma área como essa para agregar como opção de lazer aos moradores da região, com a vantagem de estar em frente ao Batalhão da PM. Isso significa que é um local seguro”.

O Parque Natural Municipal Flor do Ipê terá como objetivo aproximar a população do meio ambiente, promovendo o turismo de contemplação e a educação ambiental. Para a secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável de Várzea Grande, Helen Farias Fereira, o Parque foi a partir da doação da área por uma construtora, que também fez as primeiras reformas e implantou banheiros e as trilhas suspensas. Agora, a infraestrutura será ampliada e será implantada a academia a céu aberto.


Helen Farias Fereira (Foto: Da Assessoria)

Helen afirma, ainda, que o local não poderia ser ocupado com atividades de impacto ambiental, e deveria ser utilizado como unidade de conservação. Para ela, é preciso incentivar as ações de manutenção pelo ICMS Ecológico: “Vai ser um recurso que ajudará na conservação desse local magnífico e também contribuirá com o desenvolvimento de Várzea Grande que possui atualmente poucas opções lazer aos moradores”.

Atualmente, o espaço do parque já existe e é conhecido como Parque Ecológico Noise de Curvo. Ele é utilizado para contemplação e safári fotográfico fica aberto das 5h à 17h.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet