Olhar Conceito

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Gastronomia

tradição e cultura

O melhor 'tcha co bolo' da cidade: Conheça a história de Dona Eulália

Foto: Reprodução/ Dona Eulália e Família

O melhor 'tcha co bolo' da cidade: Conheça a história de Dona Eulália
O café da manhã cuiabano tem diversas variações e pode ser apreciados de todos os jeitos possíveis e imagináveis. Mas tem um local onde, a cada pão de queijo, história é feita e a cultura e tradição cultivadas e renovadas diariamente. Trata-se do estabelecimento de Dona Eulália, onde é possível saborear o melhor e mais tradicional “tchá co bolo” cuiabano.

Leia mais: Bulixo abre em dias de jogos do Brasil e jogos da Copa em Cuiabá

A fama de Dona Eulália foi propagada pelos clientes assíduos da ‘cuiabania’, estrangeiros e pelas matérias veiculadas em programas de televisão como Fantástico e Ana Maria Braga. Numa demonstração de humildade que pouco se vê em tempos de busca excessiva por exposição na mídia, dona Eulália mostra-se tímida ao ser requisitada para tirar fotos.


(Chico Valdiner/Secom-MT)

Dona Eulália é tão humilde que chega ao ponto de pensar que a Copa do Mundo não deve influenciar o movimento. No entanto, de acordo com a Secretária de Comunicação do Estado de Mato Grosso (Secom – MT), representantes da Federação Internacional de Futebol (FIFA) já visitaram o espaço e tiraram uma série de fotos da estrutura do local, que deve ser incluído no roteiro oficial a ser entregue a turistas.

Delícias da Dona Eulália


Os quitutes do ‘tchá cô bolo’ começam a ser preparados um dia antes. Pela tarde, Dona Eulália seca e tempera o arroz, além de ralar a mandioca para depois misturar o angu com fubá. Às 3h da madrugada começa a preparar a massa e colocar os ingredientes como manteiga, fermento, canela, entre outros, ao mesmo tempo em ferve a água dos chás, café e leite servidos gratuitamente.

Por volta de 4h está tudo pronto. Os bolos de arroz e de queijo, chipas e demais atrativos já podem ser levados aos fogões de lenha. Às 5h30 Dona Eulália abre o portão para os primeiros clientes. Logo o ambiente está lotado.



(Foto: Reprodução/ Dona Eulália e Família)

O estabelecimento fica na rua João Félix, nº 470, no bairro Lixeira.

História

Tudo começou em 1956, quando Dona Eulália deixou o sítio na comunidade de Aricazinho, onde nasceu, para morar em Cuiabá com os dois filhos e o marido Eurico Avelino Soares, hoje com 94 anos. Ele trabalhava de pedreiro e, para ajudar em casa, em 1958, Dona Eulália começou a fazer os quitutes sem se basear em qualquer receita, apenas nas lembranças que tinha da tia cozinhando.

Hoje Dona Eulália é mais que uma quituteira de mão cheia, mas uma personagem tradicional da cuiabania.

Mais informações sobre o ‘tchá cô bolo’ da Dona Eulália podem ser obtidas pelo telefone (65) 3624-5653, pelo e-mail eulaliaefamilia@hotmail.com ou no Facebook.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet