Olhar Conceito

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Música

confira!

Orquestra de MT divulga programação e terá repertório sobre Milton Nascimento, Beethoven e mais

Foto: Reprodução / Da Assessoria

Orquestra do Estado de Mato Grosso

Orquestra do Estado de Mato Grosso

Assim como faz no início de todos os anos, a Orquestra do Estado de Mato Grosso lançou nesta segunda-feira (14) o calendário de apresentações, que começam ainda neste mês de março e seguem até novembro de 2016. Na programação estão repertórios com a participação de solistas de destaque nacional e homenagens a músicos como Milton Nascimento e Beethoven.

Leia mais:
Orquestra realiza concerto gratuito no Sesc com composições de Villa Lobos e Zulmira Canavarros
Emerson Nogueira comemora 15 anos de carreira com muito pop rock em show na Musiva

A estreia acontece nos dias 26 e 27 de março (sábado de aleluia e domingo de páscoa), no Teatro Zulmira Canavarros, com o repertório dedicado à arte de Milton Nascimento. A participação especial é do trombonista e arranjador Vittor Santos, aclamado como um dos maiores músicos brasileiros. Ele também é compositor e arranjador de trilhas sonoras de novelas televisivas e filmes de grande sucesso.


Vittor Santos (Foto: Da Assessoria)

Em maio, é a vez do concerto “Retreta e Gafieira”, com o solista convidado Cristiano Alves, que atua há vinte anos com orquestras da América do Sul, Estados Unidos e Europa. No repertório estão peças que ressaltam a versatilidade do clarinete na música brasileira. As apresentações deste mês também vão homenagear os 150 anos de nascimento do compositor francês Erik Satie, famoso pelas suas Gymnopédies para piano solo.

Para democratizar o acesso à música de concerto, a Orquestra participa em julho de mais uma edição do ‘Vem pra Arena’. Também pensando nisso, em agosto começa a série de Concertos Didáticos, pensados para a comunidade escolar.
Nestes concertos, as músicas tradicionais de Mato Grosso, como o rasqueado, o cururu e a música de fronteira inspiram o espetáculo, que será levado a estudantes de dez instituições de ensino da rede pública do Estado.

As peças serão de Danilo Guanais e do cearense Guapo, com a estreia da “Sinfonia Nativa – Rio Paraguai”, em quatro movimentos. O mesmo espetáculo vai, ainda, ser apresentado para o grande público nos dias 20 e 21 de agosto, com a participação do grupo Alma de Gato.

No mês de outubro a Orquestra se apresenta junto a Carlos Malta, com um repertório que reúne os destaques da carreira do instrumentista e em novembro, nos últimos concertos, o repertório sinfônico será dedicado a Beethoven.

De acordo com a assessoria, neste mês serão apresentados o “Concerto para Piano Número Cinco – Imperador” pelo pianista Leonardo Hilsdorf, e a “Quinta Sinfonia de Beethoven”.

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet