Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Música

No Teatro Universitário

Orquestra Sinfônica da UFMT inicia temporada de apresentações com participação de solista cuiabano

Foto: Reprodução/ Facebook

Orquestra Sinfônica da UFMT inicia temporada de apresentações com participação de solista cuiabano
A Orquestra Sinfônica da Universidade Federal de Mato Grosso (OSUFMT) inicia suas apresentações de 2016 nos dias 31 de março e 01 de abril, no Teatro Universitário, na UFMT. O concerto terá como solista o músico cuiabano Yllen Almeida, que após anos em Belo Horizonte, retorna a capital mato-grossense para mostrar ao público de sua terra, seu talento e contribuição para a música erudita do estado.

Leia mais:
AACC promove campanha de doação de ovos de páscoa para crianças em tratamento
Primeiro Festival de Cultura Gastronômico Pantaneiro de Barão de Melgaço começa nesta sexta

A ideia de unir o talento do solista com a OSUFMT é “apresentar para o público cuiabano o talento destas terras, de um músico que começou na Instituição, seguiu para Minas Gerais, conquistou reconhecimento, e depois retornou para contribuir com a música produzida em Mato Grosso”, como pontua o maestro Fabrício Carvalho.

Segundo o maestro, esta temporada da Orquestra “está arrebatadora e, mais uma vez, munida de qualidade musical”, seguindo a trajetória de 37 anos de história de desafios, e sempre realizadora de experimentações e imbuída da formação de plateia.

Violinista precoce, Yllen iniciou seus estudos aos seis anos de idade e já aos 10 anos ocupou cadeira na OSUFMT, destacando-se pela habilidade ao executar o repertório sinfônico com desenvoltura. Seu talento o levou até a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), quando ganhou o Concurso Jovens Solistas da Escola de Música da UFMG e 2º lugar no Concurso Internacional Paulo Bosísio, 1997 e 2001

Na bagagem, a experiência de atuar na Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, Orquestra Ouro Preto, Sinfônica da UFMG, Sinfônica de Minas Gerais, de Câmara do Sesiminas/Musicoop, Câmara de Itaúna e Câmara do Conservatório de Música do Rio de Janeiro, esta última sob a regência do maestro Fabrício Carvalho. Após uma série de outros trabalhos, o músico retorna para Cuiabá com uma novidade: acrescentou ao violino a música eletrônica, ampliando sua vocação artística.

E é essa versatilidade que ganhará o palco do Teatro da UFMT, quando na abertura da temporada, a Orquestra se unirá ao violinista para espetáculos surpreendentes, em que o repertório exibirá a fusão dos mais diferentes estilos ao ambiente erudito, de Bon Jovi a Jules Massenet, passando por Mettalica, Queen, V.Monti e Ennio Morricon, premiado no Oscar 2016. O concerto terá também a participação especial do cantor e compositor mineiro Flávio Venturini, importante artista na trajetória do solista.

Para o maestro Fabrício Carvalho, uma orquestra quando se une a solistas e formações diferentes, aponta para uma tendência mundial, em que a arte acompanha a modernidade e novos caminhos.

“Quando o Scorpions, a maior banda de rock da Alemanha, e a fantástica Orquestra Filarmônica de Berlim se reuniram em concerto para tocar os maiores sucessos do grupo alemão, o mundo parou para contemplar tamanha ousadia e inovação. Outras concepções semelhantes foram realizadas pelo mundo afora sempre com muito sucesso e, em Cuiabá, queremos mostrar o quanto a música é heterogênea, bela, de qualidade e também ampliar cada vez mais o público, alcançando aqueles que ainda não tiveram a chance de conhecer uma orquestra Sinfônica”, acrescenta o maestro.

Opinião compartilhada pelo solista Yllen Almeida, que explica que “o violino, embora um instrumento erudito, é atemporal, faz a alma vibrar. E o repertório foi construído em conjunto com o maestro, trazendo canções nas quais o público vai se reconhecer, mexer com suas memórias, emocionar”. O cuiabano é o Spalla da Sinfônica da UFMT e seu maestro assistente. E este momento de efervescência musical agrega mais novidades, como a nova logomarca da Orquestra, a edição 2016 da Série Sinfonia Brasil com participações de artistas nacionais e o retorno definitivo da Orquestra ao Teatro Universitário.

Orquestra mais próxima do público

Em 2016, a Orquestra completa 37 anos de história, e para comemorar sua trajetória de diversidade e qualidade musical, uma nova logomarca foi projetada, delineada a partir do momento atual de diálogo com a comunidade por meio de um repertório que mistura o erudito ao popular, sem deixar de lado toda a tradição de sua história. “A logo busca transmitir a energia e vitalidade de um grupo que procura estar a todo o momento se reinventando”, explica o maestro, acrescentando que o slogan “há 37 anos fazendo música de qualidade com o seu apoio” apresenta a maturidade da orquestra e presta homenagem ao seu público: “Um público que não apenas prestigia as apresentações, mas contribui efetivamente na manutenção e renovação do grupo, inclusive através de impostos, patrocínios e outros apoios que permitem uma temporada tão rica como a apresentada este ano”.

Para aguçar a expectativa do público, a programação completa será anunciada no concerto de abertura da Temporada 2016. Apenas para ilustrar o que vem por aí, o maestro revela: “Nos dias 16 e 17 de junho, a OSUFMT recebe o solista Derico Sciotti (Sexteto do Jô, Programa Jazz em Ponto) na Série Sinfonia Brasil – iniciada em 2015 com o músico Flávio Venturini - com regência do maestro Léo Cunha, regente titular da Orquestra de Câmara OPUS”.

Já estão à venda os ingressos para o Concerto de Abertura da Temporada 2016 com o solista Yllen Almeida na Casa de Festas e pelo site Ingressos MT.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet