Olhar Conceito

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Notícias | Saúde e Beleza

nesta quinta

Palestra mostra formas de prevenir e promove discussão sobre suicídio, a "epidemia silenciosa"

Foto: Reprodução / Ilustração

Palestra mostra formas de prevenir e promove discussão sobre suicídio, a
Quando um problema não é discutido, ele não existe. Com essa premissa, a Associação Médica Espírita de Mato Grosso (AME-MT) traz a Cuiabá na noite desta quinta-feira (18) a palestra “Suicídio: Uma epidemia silenciosa”, com Antônio Carlos Braga dos Santos, membro do Conselho Diretor do Centro de Valorização da Vida (CVV) e Diretor do Hospital Psiquiátrico Francisca Júlia (SP), como palestrante.

Leia mais:
CVV precisa de seu voto para ganhar R$1,5 milhão e desenvolver aplicativo para atendimento

O evento será gratuito e aberto ao público em geral. Segundo Antônio, a ideia é trazer informações sobre este que é um problema mundial. “Temos um suicídio a cada 40 segundos no mundo. O Brasil é o oitavo país em números absolutos, ou seja, é uma epidemia. E como vai haver prevenção, se não houver informação?”, questiona o palestrante, em entrevista ao Olhar Conceito.

Ele conta, ainda, que na noite de hoje vai abordar os dados sobre suicídio no Brasil e no mundo, sobre quais são os grupos de risco, e os aspectos que hoje são discutidos sobre isso. “90% das pessoas que cometem suicídio tem algum transtorno emocional, alguma doença mental, e se tivesse buscado ajuda, o fato teria sido evitado”, afirma. Por este motivo, para Antônio, é extremamente importante discutir o assunto.

“O suicídio ainda é um tabu, e por isso não se fala sobre ele, é como se ele não existisse. E se ele não existe, não existe prevenção”, reitera. Essa é a primeira vez que a palestra é aberta ao público em geral. “Nós já levamos essa discussão para grupos fechados e para Congressos de psiquiatria, psicologia. Agora começamos a abrir para a comunidade”. Segundo Antônio, será abordada na conversa formas de prevenção, assim como de ajudar e de buscar ajuda.

Serviço


Palestra “Suicídio: Uma epidemia silenciosa”
Data: Quinta (18), 20h
Local: Auditório Hotel Deville
400 vagas
Entrada Franca
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet