Olhar Conceito

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Ícones Cuiabanos

Tradição!

Prefeito Mauro Mendes recebe festeiros e bandeira de São Benedito no Palácio Alencastro

Foto: Michel Alvim

Prefeito Mauro Mendes recebe festeiros e bandeira de São Benedito no Palácio Alencastro
Ao som da tradicional banda da festa o prefeito Mauro Mendes recebeu na tarde da última terça-feira (16), no Palácio Alencastro, os festeiros e a bandeira de São Benedito. As festividades em homenagem ao santo negro, um dos padroeiros de Cuiabá, acontecem desde o final de maio e prosseguem até o próximo dia 23.

Leia mais:
Taques visita abertura da Festa de São Benedito e Cavalhada e promete obras em Poconé
Devotos de São Benedito realizam tradicional caminhada e visita da bandeira

Durante o evento, o prefeito relembrou a importância do santo na devoção dos católicos cuiabanos e reforçou seu papel dentro desta gestão. “Esta festa centenária extrapola o campo religioso e já faz parte do calendário cultural de Cuiabá. A simbologia de São Benedito é tamanha que nosso novo hospital recebe seu nome, como um reflexo do seu papel para o povo cuiabano. E é uma grande alegria poder prestigiar essas festividades, principalmente em um período de renovo em nossa gestão com a chegada de mais uma grande unidade de saúde”, afirma.

A festa em homenagem a São Benedito ocorre desde 1721, época da fundação de Cuiabá. O santo sempre foi conhecido pela sua humildade simplicidade. Ele foi inicialmente cultuado pelos escravos e é considerado o santo padroeiro de toda a população africana.

Para a rainha da festa, Maria Marli, trazer os peregrinos de São Benedito para a sede municipal também faz parte de uma bela tradição. “Queremos abençoar as pessoas que aqui trabalham e sermos recebidos com tanto carinho fortalece nossa confiança nessa gestão”, diz.

Mauro Mendes também aproveitou a oportunidade para salientar o compromisso com o crescimento de Cuiabá, além de reafirmar o papel de toda a população para a construção de uma Capital ainda melhor. “Não me canso de dizer que cabe a todos nós fazer desta uma grande cidade. Muitos acham que tal responsabilidade diz respeito apenas às autoridades, mas exercer a cidadania implica em contribuirmos para a organização da nossa terra, fazendo nossa parte. Pequenos gestos são transformadores e é por isso que queremos trabalhar sempre junto com o cidadão”, conta.

Também participaram da celebração os secretários municipais de Governo e Comunicação, Kleber Lima; de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa; de Cultura, Esporte e Turismo, Alberto Machado, o controlador geral Jairo Rocha; e secretários-adjuntos de Governo e Comunicação, Junior Cuiabano e João Batista.

Após as manifestações e cantos em louvor do santo negro foi servido o tradicional chá com bolo. A programação completa até o próximo dia 23 de junho inclui missas, alvorada de fogos, procissão, reza cantada, chá com bolo, shows com bandas e grupos regionais, barracas de comidas típicas da capital mato-grossense.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet