Olhar Conceito

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Saúde e Beleza

no horto florestal

Prefeitura oferece 'Rodas de Terapia' gratuitas e vai discutir alcoolismo, mulher e saúde

Foto: Marcos Vergueiro

Primeira Roda de 2016

Primeira Roda de 2016

Uma roda de terapia comunitária aconteceu na tarde da última quarta-feira (8), no Horto Florestal, com a presença da professora Rosa Lucia Rocha, doutora em enfermagem pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), para falar sobre ‘a saúde na atual conjuntura política’.

Leia também:
Grupo de psicólogos e estudantes promovem eventos do 'Janeiro Branco' em Cuiabá; campanha pode virar lei

O projeto “Roda de Terapia Comunitária Integrativa Temática” é realizado pela Unidade de Referência de Praticas Integrativas e Complementares em Saúde (URPICS), da Secretaria de Saúde de Cuiabá, e vai acontecer até o mês de junho, com o objetivo de discutir temas interessantes e deixar o cidadão mais consciente e responsável por sua saúde e sua comunidade.

“Um dos objetivos da Terapia é tornar o cidadão consciente e corresponsável pela sua saúde, mas, não basta só procurar a unidade, é preciso que o cidadão entenda o momento que a Saúde passa e o que cada um pode fazer como cidadão”, salientou Rosa, após participação na Roda de Terapia.

As próximas cinco rodas temáticas, que acontecem até o meio do ano, vão discutir o alcoolismo (12/2), a mulher (15/3), depressão (12/4), saúde do trabalhador (17/5) e política das práticas integrativas e complementares em saúde (21).

“No segundo semestre a proposta é com as Rodas temáticas continuem e que possamos trabalhar cada uma das Práticas Integrativas, para torná-las conhecidas e publicizar melhor a unidade”, explicou a nutricionista Nensmorena Preza Fontes.
De acordo com a assessoria da Secretaria de Cultura, a URPICS foi implementada em 2014, pensada para “atender aos trabalhadores do município, em especial aos servidores da saúde, e pacientes do SUS encaminhados para esses tratamentos”.

Nestas unidades os pacientes recebem atendimentos de homeopatia, fitoterapia, plantas medicinais, terapia comunitária integrativa (TCI), alimentos funcionais, e outros.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet