Olhar Conceito

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Literatura

de Tangará

Primeiro livro de contos de Marta Cocco tem mulheres como narradoras e foco principal

Foto: Olhar Conceito

Primeiro livro de contos de Marta Cocco tem mulheres como narradoras e foco principal
O primeiro livro em prosa da escritora Marta Cocco, residente em Tangará da Serra, traz o foco para o protagonismo feminino em doze contos e será lançado ainda no primeiro semestre de 2016. Onze deles são narrados por mulheres.

Leia mais:
Prêmio Sesc de literatura garante publicação de primeiras obras para novos autores
Arquivo Público recebe grupos de estudantes para visita guiada e oferece informações históricas sobre diversos temas

Marta é ocupante da cadeira número 18 da Academia Mato-Grossense de Letras (AML) e nasceu no Rio Grande do Sul. Lançou seu primeiro livro aos 25 anos, e depois mudou-se para Mato Grosso, onde trabalha como professora e escritora e já lançou livros de poesia, histórias infanto-juvenis, hai-cais, teses e dissertações.

“Não presta pra nada” é sua 11ª publicação, e será lançada em abril: “Quis dar essa ênfase às mulheres, inclusive dedicando o livro especialmente àquelas que não puderam e, ainda hoje, não podem estudar. Acho que uma das piores violências imputadas à mulher, historicamente, foi a privação do direito de aprender a ler e a escrever e, consequentemente, a privação da autoria de suas histórias”, afirmou a escritora.

Editado por Carlini e Caniato, o livro tem contos predominantemente dramáticos, com momentos de comédia. Uma das presenças mais fortes das histórias é a da figura materna: “Acho que um dos grandes equívocos da cultura ocidental é colocar a figura da mãe num papel secundário em relação ao do pai. Isso é a causa de muitos desequilíbrios que vivemos”.

A capa ficou por conta da artista plástica Capucine Picicaroli que, de acordo com a autoria, conseguiu suavizar a dor da narrativa dos contos com seu traço suave e as cores festivas.

“Não presta pra nada” foi um dos dez livros escolhidos pelo Prêmio Mato Grosso de Literatura e seu lançamento oficial, junto aos outros premiados, acontece em abril no Palácio Paiaguás. Na ocasião devem estar presentes o Governador do Estado, Pedro Taques, e o Secretário de Cultura, Leandro Carvalho. Marta ainda fará um segundo lançamento na cidade em que mora, Tangará da Serra.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet