Olhar Conceito

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Literatura

prêmio de literatura

Professor de Poxoréu lança livro de biografias dos prefeitos da cidade de 1930 a 2014

Foto: Reprodução / Da Assessoria

professor Gaudêncio Amorim

professor Gaudêncio Amorim

As biografias dos prefeitos da cidade de Poxoréu serão reunidas no livro do professor Gaudêncio Amorim, um dos vencedores do Prêmio Mato Grosso de Literatura, que será lançado no próximo mês de abril em Cuiabá.

Leia mais:
Para recontruir sede do 'Inclusão Literária', artistas promovem Festival Multicultural neste final de semana
Produções literárias mato-grossenses são disponibilizadas para compra online em todo o país

“Prefeitos de Poxoréu Biografias” é resultado de cinco anos de pesquisa, e descreve a vida política daqueles que representaram o Poder Executivo no município no período entre 1930 e 2014. O autor começou a se interessar pelo tema depois da morte de Jurandir da Cruz Xavier, em 2010: “Fui motivado pelas intenções de Jurandir da Cruz Xavier, autor do Livro ‘Poxoréu e o Garças’, que tinha como objetivo escrever a história política de Poxoréu. Esta menção faço logo na apresentação do livro”, afirmou.

Gaudêncio nasceu em Poxoréu, é formado em pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e em gestão pública pela Universidade Católica Dom Boco (UCDB). Ele começou a escrever ainda nos tempos da escola, e a vida toda sempre produziu todos os tipos de texto. É autor de “Saudades e Melancolias” (1987), em parceria com os poetas Izaias Resplandes e Kautuzum Araújo Coutinho, “Linhas Históricas de Poxoréu” (2001) e “Antologia Poética” como organizador (2002), além de dezenas de artigos publicados em revistas e jornais.


Foto da cidade de Poxoréu (Foto: Reprodução / Da Assessoria)

O novo livro tem como objetivo prover uma gama de informações para subsidiar pesquisas, tratados e construções literárias. “A obra é um baú de informações eleitorais riquíssimas, com minúcias e detalhes da vida dos prefeitos de Poxoréu. A edição deste livro projeta estas personalidades para os portais da história numa moldura social, dando a tais histórias um caráter de consciência coletiva capaz de atingir as gerações do presente e do futuro”, comentou o professor.

O lançamento oficial acontece em abril, em cerimônia promovida pela Secretaria de Estado de Cultura (SEC). A obra, que é editada pela Carlini e Caniato Editorial, também será lançada em Poxoréu, Primavera do Leste e Rondonópolis.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet