Olhar Conceito

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Política Cultural

Iniciativa

Projeto de agentes penitenciários muda realidade de crianças e adolescentes do interior do Estado

Foto: Parecis. Net

Projeto de agentes penitenciários muda realidade de crianças e adolescentes do interior do Estado
Convivendo diariamente com a criminalidade, agentes penitenciários de Campo Novo do Parecis agiram para mudar essa triste realidade e colocaram em prática suas ideias por meio do projeto “Agente Mirim”, que desde o último sábado (13) tem levado esporte, conhecimento e desenvolvimento social até crianças e adolescentes do município.

Leia mais:
Competição internacional de matemática por equipes está com inscrições abertas
Grupo de amigos pede ajuda para salvar cachorro encontrado no lixão

Idealizado pela Associação dos Agentes Penitenciários de Campo Novo do Parecis e executado pelos servidores da Cadeia Pública da cidade, o projeto Agente Mirim tem por objetivo auxiliar Estado e família na formação desses jovens por meio da oferta de ações educacionais e esportivas, como escolinha de futebol, capoeira, rapel, instrução pedagógica, artesanato e outros.

Oferecer uma nova formação de valores para os adolescentes e dessa forma mostrar caminhos diferentes ao da criminalidade foi a maneira que esses agentes da cidadania encontraram para contribuir com a construção de uma comunidade melhor.

De acordo com a direção da cadeia, os agentes possuem formação em diversas áreas e cada um ofertará uma oficina dentro da sua área de conhecimento. E o que foi projetado para atender inicialmente 30 crianças e adolescentes, virou sucesso entre o público alvo, que quadruplicou em participação: 125. “Os assistidos têm entre 10 e 16 anos de idade e a quantidade de crianças que aderiram ao projeto mostra o seu sucesso. Estamos felizes com o resultado e com a proporção que nosso trabalho tem tomado aqui na cidade”, avaliou o agente penitenciário Fábio Aguiar, coordenador do projeto.

Segundo Aguiar, a ação nasceu da vontade de realizar um trabalho social que beneficiasse a comunidade. “Este trabalho é realizado sem nenhuma remuneração e felizmente conseguimos colocá-lo em prática dando início às atividades”, contou o coordenador.

O projeto teve início no último sábado (13) e está sendo realizado nas dependências recreativas da Cadeia Pública da cidade. Segundo o coordenador, serão atendidos 60 adolescentes na primeira turma, ficando os demais inscritos em uma lista de espera. Em caso de desistências, serão chamados os que estão na lista.

Para dar continuidade a projetos como este os envolvidos buscam parcerias junto à sociedade. “Realizamos um torneio de futebol para angariar recursos e tivemos apoio irrestrito de colegas de outras unidades; e construção de duas salas, onde o projeto é executado. É resultado do nosso trabalho”.

Representantes dos poderes Judiciário e Legislativo, Conselho Tutelar, Conselho de Segurança, Polícias Civil e Militar participaram da abertura das atividades.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet