Olhar Conceito

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Notícias | Saúde e Beleza

Cirurgias Digestivas

Projeto desenvolvido na UFMT é destaque de evento de atualização médica do Hospital Santa Rosa

Foto: Da Assessoria

Projeto desenvolvido na UFMT é destaque de evento de atualização médica do Hospital Santa Rosa
Acompanhando o cenário nacional de crescimento no número de cirurgias digestivas, o Hospital Santa Rosa promove a quinta edição do projeto “Gastrinho”, evento voltado para a atualização médica, com importantes módulos de conhecimento ministrados por especialistas na área. Durante o fim de semana de evento, o projeto ACERTO (Aceleração da Recuperação Total pós-operatória), desenvolvido por equipe da Faculdade de Ciência Médica (FCM) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e implantado no Hospital Universitário Júlio Muller foi um dos destaques.

Leia mais:
Nutróloga fala sobre a diferença entre hormônios e anabolizantes no 2° Pantanal Esportes e Lazer

A recuperação pós-operatória de pacientes submetidos a operações do aparelho digestivo continua sendo um grande desafio para o cirurgião. Nas intervenções de maior porte os índices de complicações se mantém elevados – entre 20% e 40%.

Resultado de uma iniciativa mato-grossense, o Projeto ACERTO tem como base protocolos fast-tracks, em ativa, e uma dinâmica que busca por referências modernas em cuidados perioperatórios, entre eles, o protocolo europeu ERAS (Enhanced Recovery After Surgery ou "Aprimoramento da Recuperação Pós-Operatória", em tradução livre). Desenvolvido em 2005 no Departamento de Clínica Cirúrgica da Faculdade de Ciência Médicas (FCM) da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) e implantado no Hospital Universitário Júlio Muller, o programa multidisciplinar visa acelerar a recuperação pós-operatória de pacientes.

"Falar sobre o Projeto ACERTO, que é um programa que nasceu em Cuiabá e já é reconhecido no mundo inteiro, é muito importante. Dessa forma, estamos trazendo para o Estado uma documentação histórica da medicina cuiabana e, com isso, os participantes podem conhecer melhor um produto que é bem valorizado e, é claro, bem mato-grossense", pontua o professor doutor em Medicina (Gastroenterologia Cirúrgica) José Eduardo de Aguilar Nascimento, um dos preconizadores do projeto.

Entre os principais pontos a serem abordados no Projeto ACERTO estão, por exemplos, a abreviação do jejum pós-operatório, a realimentação precoce no pós-operatório, a terapia nutricional perioperatória, a redução do uso de fluidos intra-venosos no perioperatório e o uso restrito de sonda nasogástrica e drenos abdominais. Tudo isto tendo como lema que "o dia da operação é o primeiro dia da recuperação do paciente".

"Hoje, mais de 200 hospitais aplicam os protocolos do Projeto ACERTO. E, mesmo que não façam todo o protocolo, mas parte dele, já é positivo. Atualmente, ocorrem no Brasil cerca de 11 milhões de cirurgias por ano. Se você pensar que, ao reduzir um dia de internação, você reduz custos e, ao mesmo tempo, aumenta a rotatividade de leitos e beneficia a recuperação dos pacientes – que voltam para casa satisfeitos – é ótimo", esclarece Aguilar Nascimento. Ele ainda destaca que eventos como o Gastrinho visam, principalmente, a educação continuada. “Pois, é preciso preparar os alunos que – um dia – irão cuidar de todos nós".

Gastrinho

Com miniconferências de alto nível e temas atuais, o programa “Gastrinho” é voltado para estudantes e graduados na área médica. Além de estimular a pesquisa e contar pela primeira vez com a divulgação de trabalhos acadêmicos, o evento tem como proposta desmistificar a rotina dos profissionais deste segmento ao promover o intercâmbio educacional por meio da aplicação de conceitos, discussão e análise de casos durante a edição.

Promovido pelo Hospital Santa Rosa – por meio do Programa de Residência Médica Centro de Estudos Dr. Cervantes Caporossi – em conjunto com a Liga de Cirurgia do Aparelho Digestivo (LCAD) da Unic e o Colégio Brasileiro de Cirurgiões – Secção Mato Grosso (CBC-MT), o "Gastrinho" é um evento voltado para a atualização médica, com importantes módulos de conhecimento ministrados por especialistas na área.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet