Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Perfil

Dia nacional do livro

Rayanni Freire: Jovem de 11 anos cria blog dedicado aos livros e já escreve próprios poemas

Foto: Stéfanie Medeiros/ Olhar Conceito

Rayanni Freire: Jovem de 11 anos cria blog dedicado aos livros e já escreve próprios poemas
O cenário é a Casa Barão de Melgaço em um lançamento de livro. O salão principal estava cheio de pessoas conversando sobre livros, autores, poesia e produção literária no geral. Rayanni Freire, vestidos rosa, cabelo encaracolado e olhos brilhando, escutava tudo com atenção. Mas mais que isto: participava das conversas, fazia perguntas e aos poucos inseria-se em um mundo que era muito seu.

Leia mais: Secretaria de Educação prepara programação especial para o Dia Nacional do Livro

Era seu porque, além de ser apaixonada por livros, Rayanni, com apenas 11 anos de idade, já escreve seus próprios poemas. “Acho que tudo começou com a leitura, ela me transformou com certeza. Lendo um livro você consegue conversar melhor, escrever melhor e adquirir outros conhecimentos”, disse a jovem. Para celebrar o Dia Nacional do Livro, comemorado nesta quarta-feira (29), o Olhar Conceito foi até a casa de Rayanni para contar um pouco de sua história.

Por conta de seu amor por livros, Rayanni criou em julho deste ano o blog “Apaixonada por Livros” (Clique AQUI). Neste espaço, a ávida leitora compartilha suas impressões sobre os livros que gostou, sobre os eventos dos quais participou (incluindo as olimpíadas nacionais de matemática), dentre outras atividades. Mas escrever sobre a obra de outras pessoas não pareceu suficiente para Rayanni. Por isto, ela escreveu seu próprio poema sobre o que os livros significam em sua vida. Confira:



Amor incondicional
(Rayanni Freire)

Sonhar, imaginar e acreditar,
Se torna o fim após o meu livro acabar.
Amar, chorar, odiar total,
Já não é mais nada depois do final!

Vê-lo na estante parado,
Mesmo estando com outro, ele está do meu lado.
Querendo ou não acabou,
Você já riu, amou e por fim chorou!

A vez de outro é agora,
Por um lado é bom, mas pelo o outro o coração chora.
Agora só basta guardar as lembranças no peito,
Pois novas oportunidade chegaram pelo jeito!

Apesar de sabermos que o fim sempre está perto,
Preferimos deixar o futuro quieto .
As memórias prendem e não saem,
Mesmo quando sorrio ou as lágrimas do rosto caem!

A história já virou parte da minha vida,
E pode ter certeza de que ela é bem comprida.
E é claro tem um final feliz,
Eu e meus livros como sempre quis!

A história de Rayanni com os livros começou bem cedo. Quando era um bebê, sua mãe, Rubiani Alves, matriculou a filha no maternal. “Mas ela não se adaptou de forma alguma. Enquanto as outras crianças queria pintar, brincar e fazer atividades lúdicas, Rayanni queria porque queria aprender a ler e escrever. A professora que a acompanhou fez a transferência para o jardim, onde começou a ser alfabetizada”, contou Rubiani.

Para estimular a filha a ler, Rubiani tentou inserir os livros no cotidiano de Rayanni desde quando ela era um bebê. “Eu comprava aqueles livros que flutuam na banheira para ela ficar brincando. Quando eu ainda fazia direito e tinha que estudar, organizava os livros não só para mim, mas para Rayanni também. Então mesmo que ela ainda não lesse, os livros já faziam parte do dia a dia dela”, contou Rubiani.

Aos cinco anos de idade, Rayanni já estava lendo. Ela contou ao Olhar Conceito que o primeiro livro que a marcou foi “O pequeno príncipe”, de Antoine de Saint-Exupéry, obra que Rayanni lê pelo menos uma vez todos os anos. “Eu gosto deste livro porque toda vez que a gente lê, encontra novos significados e percebe coisas novas. Ele diz tanto de forma tão simples. Acho incrível”.



Através da leitura, Rayanni encheu-se de energia criativa. Tanto que escrever já não bastava. A jovem poetisa também toca piano (tocou a música tema de Romeu e Julieta para a reportagem do Olhar Conceito), pinta, desenha e toca violão.

Apesar de ainda ser muito cedo, Rayanni acha que irá fazer faculdade de arquitetura. “O engraçado é que, além de gostar de ler e escrever, Rayanni também adora matemática”, disse a mãe da jovem. “Mas independente do que eu vá fazer, escrever é algo que eu sempre vou ter comigo”, completou a própria Rayanni.

Sobre o Dia Nacional do Livro, Rayanni tem uma mensagem para todos os leitores, principalmente os que ainda não desenvolveram o gosto pela leitura: “A leitura é importante. Leia qualquer coisa, mesmo que seja uma revista. Não importa o que as outras pessoas falam do que você gosta de ler, se você experimentar, pode descobrir mundos novos e adquirir novos conhecimentos”.

Mais um poema de Rayanni Freire:

Defeitos Humanos

Problemas? Ah isso todo mundo tem,
Respeito? É o que falta para o bem.
Arrogância? Isso tem de sobra,
Amor? Escondido como a cobra! 

Um dos maiores problemas que nós temos,
É reclamar toda hora, todo dia de tudo.
E aquele que não tem nada,
Porque não reclama a cada segundo?

Sabe o que falta no nosso peito?
Mais amor, educação e uma pitada de respeito.
Se cada coração fosse assim,
Onde estaria à tristeza enfim?

Esqueça seus problemas e vai logo se divertir,
Pois nós queremos ver apenas você sorrir.
Nunca diga para Deus que você tem um grande problema,
Diga para seu problema que você tem um grande Deus!

Ver alguém triste não vale a pena,
O melhor é vê-lo feliz, lindo como um poema.
Eu sou feliz pelo que faço e fiz,
Tenho uma vida alegre sempre dizendo "x"!

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet