Olhar Conceito

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Turismo

Parabéns Camalote!

Revista mato-grossense especializada em meio ambiente e turismo completa 8 anos

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Revista mato-grossense especializada em meio ambiente e turismo completa 8 anos
Estava eu em uma sala de recepção da Universidade Federal de Mato Grosso, enquanto esperava ser atendida, fui até o revisteiro para passar o tempo, e de longe uma revista me chamou atenção. Papel couchê, poucas revistas utilizam este tipo de papel por conta de seu alto custo. O pantanal mato-grossense ilustrava a capa daquela edição, a natureza estava tão viva na imagem que passei os dedos pela folha e foi então que percebi que o título, em dourado, era em auto relevo: Camalote.

Leia mais:
Chateu Camalote abre as portas e oferece rara combinação de conforto, contato com a natureza e cultura; Veja fotos
Destinos turísticos menos populares em Mato Grosso guardam mistérios e perguntas sem resposta

Folheando a revista o olhar de estudante de comunicação saltava de imagem para imagem com entusiasmo. Era 2012, estava há dois anos em Cuiabá e não havia visto nenhuma publicação local igual, talvez nenhuma nacional igual. O tema da revista me chamou a atenção: meio ambiente e turismo. Sempre me questionei como um Estado com tanto potencial na área não explorava este tipo de jornalismo. Quando encontrei a Camalote percebi que a ignorância era minha, eu tinha em mãos uma representante do segmento, à altura das belezas naturais e culturais de Mato Grosso.




Completando 8 anos de excelência em suas publicações mensais, a revista se firma ainda mais como referência no segmento ambiental e turístico, tanto no Estado, como fora dele. Camalote foi reconhecida em menção de honra da “Divine Académie Française des Arts, Lettres et Culture” por seu trabalho na disseminação da cultura brasileira e mato-grossense.

Com conteúdo diversificado, o leitor transita entre cultura, meio ambiente, turismo, gastronomia e literatura. O editorial assume o compromisso de fomentar a divulgação do que Mato Grosso e o Brasil oferecem de melhor, sendo assim, em toda edição um artista regional ganha espaço para mostrar sua arte. A jornalista Lauristela Guimarães, que está à frente da Revista, reforça que o periódico está aberto para os talentos regionais: “você tem uma ideia, a Camalote reproduz”.



Lauristela é a proprietária da Editora Primeira Página, responsável pela publicação da Revista Camalote, com orgulho ela conta ao Olhar Conceito que a Camalote é 100% Mato-grossense, desde sua produção e edição até sua impressão. Cem por cento também é o compromisso do periódico com o meio ambiente, já que possui o selo CARBON FREE, certificando que as edições da Camalote são neutras em produção de carbono.

Além do compromisso cultural e ambiental, a Revista se preocupa com o social. Cerca de 10% de sua tiragem é destinada para bibliotecas públicas de todo o Estado e Lauristela ressalta que se alguma biblioteca que ainda não recebe a revista estiver interessada em obtê-la, pode entrar em contato com a editora.

Atenta aos diversos tipos de público, a Camalote promoveu a inclusão social com tiragem em braile, possibilitando o acesso do conteúdo aos deficientes visuais. Versões da revista em áudio também foram produzidas.

No quesito diagramação inovadora, a Camalote sai na frente com a texturização de suas imagens, que além da alta qualidade na produção e impressão, dão ao leitor a perspectiva de profundidade, aguçando a sensibilidade que não se restringe mais ao plano imaterial. A aplicação de verniz nas fotos é o que dá o acabamento texturizado as fotografias, aumentando o brilho e evidenciando ainda mais a grandiosidade e beleza das paisagens retratadas.



Sem versão online, a Revista Camalote aposta na qualidade de seu material impresso para conquistar o leitor. Lauristela comenta dizendo que “imprimir a revista é uma questão de filosofia”. A publicação como material impresso proporciona para o público uma experiência que versões online, por exemplo, não são capazes de proporcionar. A jornalista menciona uma das edições em que foi utilizado verniz microemcapsulado para dar o cheiro característico da vegetação que a matéria tratava. “No digital você não tem isso”, reforça Lauristela.

Por todos estes fatores, por primar pela qualidade, a revista já se tornou item de colecionador. Quem guarda as edições tem a certeza de que tem um catálogo das maiores riquezas do Estado: a história de seu povo contada nas páginas da revista que tem no nome a flor pantaneira, Camalote.
 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet