Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Turismo

ecoturismo

Safári pantaneiro presenteia turistas com observação de pássaros, mamíferos e repteis

Foto: Isabela Mercuri / Olhar Conceito

Turista austríaca tira foto de tuiuiú durante safári

Turista austríaca tira foto de tuiuiú durante safári

A ideia de safári que se tem no imaginário comum é, muitas vezes, o africano. Observar leões, zebras, girafas, elefante e outros animais típicos da savana. No entanto, ao invés de viajar milhares de quilômetros até o outro lado do mundo, os brasileiros (e principalmente os mato-grossenses) podem fazer o passeio em seu quintal, no Pantanal.

Leia mais:

-Torre de 25 metros presenteia turistas com vista privilegiada do Pantanal e do nascer do sol na mata

-
Canoagem nos corixos do Pantanal possibilita safári na água e atividade física para turistas na cheia

Só as aves somam mais de 650 espécies neste ecossistema, de acordo com a WWF, uma organização não governamental focada em conservação global. Além delas, são encontradas 1132 espécies de borboletas, 122 espécies de mamíferos e 93 espécies de répteis. Com sorte, muitos podem ser vistos durante os safáris realizados na mata.


Caracará observado no safári durante o dia (Foto: Isabela Mercuri / Olhar Conceito)

Na pousada Araras Eco Lodge, por exemplo, este passeio é feito todos os dias e noites com os turistas interessados. No horário marcado, todos sobem no caminhão e saem pelas estradas observando a fauna e flora ao redor. De acordo com o guia ‘Tchaco Pantaneiro’, é recomendado o máximo de silêncio, para que os animais não se assustem. O passeio durante o dia dura cerca de duas horas.

Durante a época da cheia, é fácil observar pássaros como gaviões, tuiuiús, seriemas e caracarás. A época da seca, de junho a outubro, é mais propícia à observação de mamíferos. Também por isso, ela é considerada a ‘alta temporada’ no Pantanal.


Animal observado durante safári noturno (Foto: Isabela Mercuri / Olhar Conceito)

Apesar de semelhante ao realizado na luz do sol, o safári noturno exige ainda mais atenção e silêncio. Focado em outros animais, aqueles que vivem à noite, o passeio é feito no mesmo caminhão, mas é necessário levar lanterna e, muitas vezes, são os guias que indicam onde os animais estão. Neste período é possível observar corujas, lobos e também flores que só se abrem quando o sol se põe.

Olhar Conceito
participou do passeio a convite do Araras Eco Lodge. Mais informações no site da pousada (aqui).

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet