Olhar Conceito

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Comportamento

santuário de elefantes

Santuário em Chapada deve ter 10 elefantes até o final de 2017, conta presidente

Foto: Rogério Florentino Pereira / Olhar Direto

Junia Machado, presidente da SEB

Junia Machado, presidente da SEB

Até o final de 2017 o Santuário de Chapada dos Guimarães deve ser a casa de dez elefantes. Esta é a previsão da presidente da “Santuário de Elefantes Brasil” (SEB), que esteve na manhã desta segunda (30) no lançamento da Feira Internacional de Turismo do Pantanal (FIT).

Leia também:
Gosto de terra e liberdade: primeiros elefantes chegam ao santuário de Chapada; fotos e vídeos

Atualmente, moram em Chapada duas elefantas, Maya e Guida, que vieram de Minas Gerais e chegaram em outubro de 2016. Até maio, no entanto, já deve chegar a nova moradora. “Elas [Maya e Gudia] estão super bem, já estão em dois setores e a gente vai começar a construir o terceiro agora. (...) A gente vai trazer a Ramba do Chile, provavelmente até maio, estamos dependendo de documentação”.

Além da chilena, algumas elefantas argentinas também devem chegar em breve. “Depois tem quatro elefantes de Mendonza [Argentina] que a gente assinou um contrato com o Zôo e com a Secretaria de Meio Ambiente, e depois também tem mais dois zoológicos da Argentina que estão conversando com a gente pra trazer elefantes, no total são oito da Argentina”, conta Junia.

Dentre estes oito elefantes argentinos que devem chegar até o final do ano estão algumas africanas e um macho asiático. Por este motivo, estão em construção mais duas alas, já que tanto machos e fêmeas quanto asiáticos e africanos não podem ficar juntos.

“Já tem uma africana pra vir da argentina. A gente começou agora, já fez o teste de solo da área das africanas, e a gente vai começar a construir este mês o galpão. Também vamos começar a construir a ala dos machos asiáticos pra trazer o Tami, que é um macho asiático que está em Mendonza”, explica a presidente. “Então a gente vai ter três setores esse ano prontos. Fêmeas asiáticas, machos asiáticos e fêmeas africanas”.

O projeto de construir um centro de informações, na cidade de Chapada dos Guimarães, com informações sobre o Santuário, ainda não tem data. No entanto, para a presidente, este será mais um grande atrativo da cidade. “Ele [o Santuário] é fechado, mas chama a atenção para Chapada dos Guimarães, porque a Chapada dos Guimarães vai estar na mídia mundial por causa do santuário. Quer dizer, a Chapada dos Guimarães já está na mídia mundial por causa de todas as belezas dela, e o Santuário chama mais atenção ainda. E como a gente pretende fazer um centro de visitação na cidade, isso também vai atrair turismo”, diz.

O Santuário


Maya na chegada ao Santuário (Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto)

As primeiras elefantas do Santuário chegaram a Chapada dos Guimarães em outubro de 2016. Maya e Guida viviam acorrentadas em uma propriedade rural em Minas Gerais antes de serem trazidas.

A ideia da criação do Santuário de Elefantes, o primeiro da América Latina, foi da publicitária Junia Machado depois de se solidarizar com a causa. Em parceria com a ONG Elephant Voices e com o Santuário do Tenessee, ela encontrou a área ‘perfeita’ em Chapada e iniciou o trabalho.

O Santuário não é aberto ao público, os elefantes machos e as fêmeas ficarão separados para que não haja reprodução. O objetivo é resgatar cinquenta elefantes de toda América Latina.

O projeto vive totalmente de doações de empresas e de pessoas físicas, não há dinheiro público. Além disso, o Santuário conseguiu, junto à Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA), todas as licenças ambientais para funcionar.

A terra onde hoje se instala o Santuário foi uma fazenda de gado, chamada Fazenda Santa Fé do Boqueirão. São 1100 hectares, onde no máximo 50 elefantes (todos os que estão em situação de risco na América Latina).
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet