Olhar Conceito

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Turismo

trilhas

Torre de 25 metros presenteia turistas com vista privilegiada do Pantanal e do nascer do sol na mata

Foto: Isabela Mercuri / Olhar Conceito

Vista da Torre do Bugio no Pantanal

Vista da Torre do Bugio no Pantanal

Um passeio no meio do pantanal, seja de dia ou de madrugada, pode trazer diversas surpresas. O cheiro da mata, o barulho dos bichos ao longe, e, se você estiver próximo à Torre do Bugio, uma visão privilegiada do Pantanal.

Leia mais:
Período com menos turistas no Pantanal é época da natureza exuberante e de ser “peão por um dia”
Canoagem nos corixos do Pantanal possibilita safári na água e atividade física para turistas na cheia

O nome da torre é devido ao fato que, em certas ocasiões, e a partir deste ponto de vista, podemos ver um grande grupo de bugios (Alouatta guariba) um dos maiores primatas neotropicais medindo 30-75 cm, que vivem na floresta proxima. 

Vinte e cinco metros acima do chão, é possível observar a planície, as áreas alagadas, e ainda tentar adivinhar de onde vem o canto dos pássaros, o barulho dos sapos e das cigarras e grilos. Normalmente, os macacos fazem companhia trepando nas madeiras e chegando ao topo.

O passeio até a torre pode ser feito facilmente – e mesmo sem guia – durante o dia, por quem está hospedado no Araras Eco Lodge, pousada do Pantanal, próxima a Poconé (102km de Cuiabá).

Apesar de se tratar do mesmo local, o passeio à torre para assistir ao nascer do sol traz uma experiência totalmente diferente. Durante o horário de verão, é preciso sair às 5h30 da manhã, enquanto ainda está escuro, para chegar ao local e ver passo a passo o surgimento da luz. No horário normal, é preciso sair por volta das 4h30.

Neste caso, é preciso fazer a trilha em grupo, em fila indiana. É bom que cada um leve uma lanterna, tanto para iluminar o caminho, quanto para observar os possíveis animais de hábitos noturnos que passam por ali. (Quando a equipe do Olhar Conceito fez a trilha, encontrou com um tamanduá bandeira pelo caminho).

Depois de subir os 25 metros, no topo ainda está tudo escuro. Por meia hora, o silêncio reina entre os humanos, e o barulho que se ouve é o da mata. De repente – não mais que de repente – o sol começa a aparecer, e antes que se perceba está tudo claro.

Mesmo para quem vê o alvorecer mais de uma vez, a experiência é diferente. O guia Tchaco Cuiabano, por exemplo, vai pelo menos três vezes por semana acompanhar os turistas: “O sol nasce igual, cada dia é um espetáculo”, afirmou.

Olhar Conceito participou do passeio a convite do Araras Eco Lodge. Mais informações no site da pousada (aqui).
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet